No período de 12 a 15 de agosto, foi realizada a Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do 1º Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) da Marinha do Brasil.
A atividade foi conduzida por uma comitiva do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Marinha (SIPAAerM) e presidida pelo seu Chefe, o Contra-Almirante Sérgio Blanco Ozório.
A VSA é uma ferramenta proativa destinada a realizar uma avaliação detalhada em uma Organização Militar (OM). Seu principal objetivo é identificar potenciais perigos associados às atividades aéreas, fornecer recomendações de segurança e implementar ações mitigadoras necessárias.
Ao final do processo, espera-se que a OM esteja em condições satisfatórias para conduzir operações aéreas de forma segura, conforme destaca o Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil (MB).
Após avaliar diversos aspectos, desde procedimentos operacionais até a manutenção e o treinamento da tripulação, concluiu-se que o EsqdQE-1 está em condições satisfatórias para continuar cumprindo sua missão.
Leia mais: