Início Aviação Militar

1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino realiza evacuação aeromédica ao sul de Cabo Frio (RJ)

Imagem: Marinha do Brasil

No último dia 23 de agosto, o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) foi acionado por meio do SALVAMAR SUL SUESTE para realizar uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante a bordo do Navio Graneleiro “Kerveros”, que suspeitava-se ter sofrido traumatismo craniano. A ocorrência se deu a 200 milhas náuticas ao sul do Estado de São Paulo.

A EVAM foi conduzida com o suporte de uma equipe de resgate aéreo (TAR) do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval (CIAAN), acompanhada por um médico especializado em Medicina de Aviação e um enfermeiro da Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia (PNSPA).

Segundo o Marinha, a aeronave SH-16 Seahawk decolou antes do amanhecer do dia 24 de agosto do Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, com destino ao ponto de encontro com o navio, situado a 135 milhas náuticas ao sul de Cabo Frio, cerca de 250 quilômetros.

Por meio do guincho da aeronave, um dos membros da equipe de resgate foi habilmente posicionado na área de transferência do navio, facilitando a extração do paciente por meio da manobra de “pick-up”. Com o paciente a bordo, a aeronave seguiu para o Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, de onde o paciente foi encaminhado para uma unidade de tratamento especializado.

Imagem: Marinha do Brasil

Leia mais:

Sair da versão mobile