Início Mercado

Mercado de sensores aeronáuticos mais do que dobrará de tamanho até 2031, aponta estudo

O mercado global de sensores de aeronaves continua a crescer de forma contínua. Após atingir US$ 4 bilhões em 2021, está previsto atingir US$ 9,7 bilhões até 2031, com um CAGR de 9,1% entre 2022 e 2031, de acordo com o relatório “Aircraft Sensors Market”, da Allied Market Research.

Os sensores de aeronaves desempenham um papel crítico para o voo seguro e eficiente, fornecendo dados precisos para decolagem e pouso, bem como para o monitoramento e controle de uma variedade de situações de voo. Os sensores monitoram os instrumentos e sistemas de voo, que são enviados para um computador de voo para processamento antes que o piloto os veja.

Os fatores como aumento na demanda por expansão da frota de aeronaves em todo o mundo, aumento do uso de sensores para detecção e medição de dados e aumento da demanda por UAVs complementam o crescimento da indústria de sensores. No entanto, as preocupações com privacidade e segurança e os regulamentos das agências de segurança do setor de aviação são os fatores que devem prejudicar o crescimento do mercado. 

Além disso, os avanços tecnológicos na indústria da aviação e a adoção de sensores sem fio criam oportunidades de mercado para os principais players que operam no mercado de sensores de aeronaves.

Mercado

Atualmente, a indústria aeronáutica está adotando sensores sem fio, que apresentam vantagens significativas, como flexibilidade de configuração, otimização de design e otimização de peso. Além disso, esses sensores desempenham um papel essencial no avanço da aviação, criando oportunidades para o mercado de sensores de aeronaves ao longo do próximo período de previsão.

O mercado de sensores de aeronaves foi afetado significativamente pelo surto de COVID-19 em 2020, pois a produção e entrega dos principais fabricantes de aeronaves, como Boeing e Airbus, diminuíram drasticamente. No entanto, o mercado se recuperou gradualmente em 2021, como resultado da maior entrega de aeronaves comerciais.

Os principais players no mercado de sensores de aeronaves incluem Ametek, Inc., Auxitrol Weston, BAE Systems plc, The Curtiss-Wright Corporation, Eaton Corporation plc, General Atomics, General Electric Company, Honeywell International Inc., Meggitt PLC, Raytheon Technologies Corporation, Safran SA, Schneider Electric SE, Smith Systems Incorporated, TE Connectivity, Thales Group, Thermocouple Technology, LLC e Woodward, Inc.

Essas empresas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para melhorar a eficiência dos sensores e expandir sua base de clientes. Por exemplo, a Honeywell International desenvolveu recentemente um sistema de monitoramento de desempenho de motores que mede, monitora e gerencia de forma proativa o desempenho dos motores de aeronaves.

Tendências

A digitalização e a integração de sistemas são os próximos passos lógicos para o setor aéreo. A indústria aérea evoluirá para um ecossistema aberto e totalmente conectado, mais exposto ao mundo exterior do que nunca, substituindo sistemas fechados que apenas se comunicam entre si. 

Os fabricantes e integradores de aeronaves podem aproveitar o poder da Internet das Coisas (IoT) para identificar proativamente problemas de manutenção, solicitar a substituição de peças defeituosas e notificar o pessoal de manutenção em voo, garantindo que tudo possa ser reparado sem atrasar o voo da aeronave. 

Milhares de sensores embutidos em cada aeronave podem transmitir dados em tempo real para o pessoal de solo. Por exemplo, o Sistema Autônomo de Informações Logísticas (ALIS) do F-35 usa sensores embutidos na aeronave para detectar o desempenho, comparar seus parâmetros com parâmetros padronizados e usar análises avançadas para prever as necessidades de manutenção e se comunicar com o pessoal de manutenção. O ALIS do F-35 serve como uma infraestrutura de informação, transmitindo dados sobre a aeronave para usuários relevantes por meio de uma rede de técnicos distribuída globalmente. 

No entanto, isso deixa o sistema vulnerável a ataques de segurança cibernética de fontes em qualquer lugar do mundo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile