Latam expande o uso dos chamados ‘eco kits’ a bordo de sua rede de voos

Novo Airbus A320neo da Latam – Imagem: Airbus

Os passageiros das rotas Guarulhos–Miami e Santiago–Madri foram os primeiros a experimentar os “eco kits” da Latam no serviço de bordo. Agora, a partir deste mês de julho, os passageiros das rotas Guarulhos-Madri e Santiago-Miami que viajam na cabine Premium Business, também serão atendidos desta forma.

Os kits incorporam materiais mais sustentáveis, como escovas de bambu com tampa de cana-de-açúcar e embalagens em papel kraft para reduzir ao máximo o uso de materiais plásticos. Além disso, a arte de artistas sul-americanos foi incorporada ao design, incluindo a obra do brasileiro Hamilton Aguiar. Na classe Economy, os mexedores de plástico para café foram substituídos por mexedores de bambu.

A previsão é de que até outubro deste ano todas as rotas internacionais operadas pela LATAM Brasil tenham os novos Eco Kits de Viagem. Desde 1º de junho, todos os voos internacionais da LATAM também já contam com bolsas reutilizáveis ​​para guardar os itens da classe Premium Business.

Imagem: Latam

Sustentabilidade na Latam

A empresa destacou outros avanços da agenda de Sustentabilidade do grupo LATAM nas frentes de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.

  • LATAM é a primeira aérea do Brasil a utilizar energia elétrica em operações de solo:  Desde 28 de junho deste ano, a operação de Ground Handling de pelo menos 50% dos voos da LATAM em Belo Horizonte (o equivalente a 10 voos diários atualmente) passou a ser realizada por equipamentos movidos a energia elétrica em vez de diesel. A iniciativa permite à LATAM deixar de emitir 114 toneladas de CO2 nos próximos 12 meses no aeroporto mineiro. Esse volume corresponde ao consumo equivalente de CO2 dos equipamentos movidos a diesel usados para atender a sua operação atual. Foram investidos mais de R$30 milhões no projeto-piloto desenvolvido  em parceria com Real Aviation e BH Airport.
  • LATAM protagoniza o desenvolvimento do SAF (Sustainable Aviation Fuel): No primeiro semestre de 2022, a LATAM realizou um anúncio muito importante. A companhia buscará utilizar 5% de combustível sustentável até 2030, privilegiando a produção da América do Sul. No Brasil, está participando ativamente das discussões que envolvem a criação de uma política pública em relação aos combustíveis sustentáveis de aviação. Além disso, está buscando parceiros na área, já que o SAF é fundamental para cumprir as suas metas no pilar de Mudanças Climáticas.
  • LATAM já compensa emissões: Desde meados de março de 2022, em todas as sextas-feiras, o grupo LATAM compensa as emissões geradas em 9 rotas emblemáticas de sua operação. No Brasil, fazem parte as rotas de passageiros da Ponte Aérea Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas e de cargas Brasília-Belém. As rotas selecionadas representam as mais emblemáticas da companhia ou que partem de regiões estratégicas, como Brasília (um dos principais hubs da empresa) e Belém (importante por seu ecossistema). 
  • LATAM adota upcycling de uniformes usados: em janeiro de 2022, a LATAM deu início ao seu primeiro projeto de upcycling (reutilização criativa) de uniformes usados, por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS). A iniciativa, que começa com o reaproveitamento de 10 toneladas de uniformes usados, também está desempenhando papel importante para o empoderamento feminino, gerando renda para mulheres do interior do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social. Neste momento, já estão sendo desenvolvidos brindes (bolsas shoulder bags) com os uniformes usados. E, em breve, a LATAM terá mais um lote de uniformes usados para realizar o upcycling.
  • LATAM e o Recicla Sua Viagem: em breve, após a recente retomada do serviço de bordo, o programa de reciclagem a bordo será implementado nos voos domésticos da LATAM Brasil.
  • LATAM adiciona novas parcerias sociais ao programa Avião Solidário no Brasil: em 2022, todas as ONGs já apoiadas pela LATAM no Brasil (Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, entre outras) estão sendo incorporadas ao programa Avião Solidário, que coloca toda a infraestrutura e conectividade da companhia à disposição da sociedade em situações humanitárias de Saúde, Desastres Naturais e Preservação Ambiental. Assim, as ONGs recebem doação de passagens aéreas e acesso gratuito ao transporte de carga para que possam cumprir as suas missões no Brasil. Mais recentemente, neste mês de julho de 2022, o programa fez a LATAM superar a marca de 250 milhões de vacinas contra a Covid-19 transportadas de graça no Brasil, o equivalente a 65% de todos os embarques no País.

Informações da Latam

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias