A Administração de Segurança de Transportes (TSA) relatou ter presenciado o dia mais movimentado de sua história na última sexta-feira (24), após a agência federal ter rastreado quase três milhões de passageiros em um único dia nos pontos de verificação de segurança nos aeroportos em todo o país.
O marco ocorreu no início do fim de semana do Memorial Day, o feriado nacional nos Estados Unidos que acontece anualmente na última segunda-feira de maio. O feriado homenageia os militares americanos que morreram em combate. A data neste ano acontece nesta segunda, 27 de maio.
Dados preliminares divulgados pela TSA mostram que a agência rastreou 2.951.163 indivíduos – o maior número de passageiros rastreados em um único dia pela TSA em seus 22 anos de história.
No início deste mês, a TSA afirmou que estava se preparando para o verão mais movimentado de sua história, começando no Memorial Day até o Labor Day.
Durante o período de viagem de sete dias, de 23 a 29 de maio, espera-se que um total de 18 milhões de passageiros e tripulantes sejam rastreados pela TSA – um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período em 2023.
Os números recordes relatados na sexta-feira contrastam fortemente com quando o número de passageiros atingiu o ponto mais baixo, em 14 de abril de 2020, quando a TSA rastreou apenas 87.534 passageiros, à medida que a pandemia mudou drasticamente os hábitos de viagem.
Somente mais de um ano depois, em 2 de julho de 2021, o número de passageiros rastreados nos pontos de verificação de segurança da TSA superaria os níveis pré-pandemia.
O Administrador da TSA, David Pekoske, diz que sua agência está mais do que pronta para lidar com o aumento no número de passageiros e está confiante de que o sistema não cederá sob a pressão dos números recordes de viajantes.
“Em estreita coordenação com aeroportos, companhias aéreas e parceiros de viagem, estamos mais do que prontos para lidar com o aumento nos volumes de viagens deste verão,” comentou Pekoske no início deste mês. “Estamos também continuando a implantar tecnologia de ponta nos pontos de verificação que aumentam a eficácia e a eficiência da segurança, melhorando a experiência dos passageiros, e nossos números de retenção e recrutamento são os mais altos de todos os tempos.”
No ano passado, a TSA interceptou mais armas nos pontos de verificação dos aeroportos do que em qualquer outro ano, com um recorde de 6.737 armas impedidas de serem levadas ilegalmente a bordo de voos comerciais.
Leia mais: