A 28 mil pés, avião da Azul vira de volta à origem por falha de pressurização

Um Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas sofreu uma falha de pressurização durante um voo regular de passageiros no último dia 7 de novembro, conforme registrado no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

De acordo com as informações do CENIPA e também com dados da plataforma de rastreios de voo RadarBox, a aeronave envolvida foi o Airbus A320neo registrado sob a matrícula PR-YYI, que realizava o voo de número AD-2420 de Campinas, interior de São Paulo, para Juazeiro do Norte, no Ceará.

Airbus A320neo da Azul Linhas Aéreas, semelhante ao envolvido no incidente

A aeronave decolou pela pista 15 do Aeroporto Internacional de Viracopos às 08h52, transportando 158 passageiros e 6 tripulantes, entretanto, durante a fase de subida, apresentou uma falha no sistema de pressurização.

Com 28 mil pés (cerca de 8,53 km) de altitude, quando sobrevoando a região da cidade de Pirassununga-SP, os pilotos realizaram duas órbitas de espera e começaram a descer em direção ao aeroporto de origem. Os dados da imagem a seguir, obtida através do RadarBox, mostram a trajetória do A320neo, incluindo ainda mais duas órbitas antes de prosseguir para o pouso.

Trajetória da aeronave no voo da ocorrência – Imagem: RadarBox

Após pouco mais de 1 hora de voo desde a decolagem, os pilotos pousaram o jato em segurança pela pista 15 do aeroporto em Campinas, sem novas intercorrências. Segundo o CENIPA a aeronave não teve danos relatados e todos os passageiros foram desembarcados normalmente. Não há detalhes mais aprofundados sobre o que causou o problema no sistema de pressurização.

A aeronave envolvida no incidente ficou em solo por algumas horas, e posteriormente realizou um voo regular de passageiros no mesmo dia, tendo decolado às 13h05 com destino a Belo Horizonte, em Minas Gerais, e completado o voo sem nenhum novo imprevisto relatado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias