A 7,9 km da pista de pouso, avião Embraer 170 passa a apenas 260 metros sobre bairros

Embraer 170 da S7 Airlines, semelhante ao envolvido – Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um incidente de descida de uma aeronave abaixo da altura mínima de segurança aconteceu na última terça-feira, 8 de março, com um avião Embraer 170 quando ainda estava a quase 8 quilômetros da pista onde pousaria.

Segundo informações apresentadas pelo The Aviation Herald, o avião envolvido foi o E170 registrado sob a matrícula VQ-BYM, operado pela companhia russa S7 Airlines, quando estava realizando o voo S7-5229, que partiu de Novosibirsk com destino a Irkutsk, ambas cidades na Rússia.

O avião estava em uma aproximação VOR/DME para a pista 12 de Irkutsk quando a aeronave desceu a 510 metros (1.670 pés) de altura quando ainda estava a 6,5 milhas náuticas (12 quilômetros) da cabeceira, e em seguida desceu até 260 metros (850 pés) de altura cerca de 4,9 milhas náuticas (7,9 quilômetros) antes da pista.

Como consequência, o alerta de Altitude Mínima Segura foi ativado na mesa do controlador de tráfego aéreo.

A título de comparação, a imagem a seguir mostra outro avião se aproximando para a pista 12 de Irkutsk, aproximadamente na posição em que estava o Embraer 170 quando atingiu 260 metros de altura.

Note que a altitude registrada é de 3.150 pés. Como o aeroporto está a 1.675 pés de altitude, isso significa que a altura da aeronave era de 1.475 pés (450 metros), portanto, 190 metros, ou 73%, mais alto do que o E170.

Outra aeronave na posição em que houve o incidente – Imagem: FlightRadar24

A agência russa de aviação, Rosaviatsia, informou que a aeronave pousou com segurança na pista 12, mas não especificou se a aproximação foi continuada ou se houve uma arremetida seguida de nova aproximação.

Até o momento da publicação desta matéria, não tomamos conhecimento de informações adicionais, como quais eram as condições meteorológicas do momento ou alguma declaração dos pilotos a respeito do que pode ter havido com o voo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Parlamento britânico aprova voos de deportados para Ruanda em julho

0
O Primeiro Ministro Britânico, Rishi Sunak, foi categórico hoje ao afirmar que ninguém impedirá seu país de deportar imigrantes para Ruanda.