A aeronave com a maior asa do mundo atinge seu novo recorde de altitude

Imagem: Stratolaunch

A Stratolaunch anuncia a conclusão de seu sétimo teste de voo do Roc, a aeronave com a maior envergadura (distância entre as pontas das asas) do mundo.

O avião, com seu característico design de duas fuselagens, voou por 3 horas e 1 minuto sobre o deserto de Mojave na quinta-feira, 16 de junho, e atingiu uma altitude de 27.000 pés (8.200 metros), um novo recorde para o projeto.

O sétimo voo concentrou-se em continuar a expansão do envelope de voo do Roc com a recente adição do pilone sob a seção central da asa da aeronave. Os objetivos do teste incluíram:

– Demonstração de capacidade de altitude máxima aumentada;

– Validação contínua do desempenho geral e características de manobrabilidade da aeronave, com a adição do pilone recentemente instalado;

– Validação contínua das operações do trem de pouso, incluindo funcionalidade da porta e extensão alternativa do trem.

“O voo de hoje é uma história de sucesso da capacidade da equipe Stratolaunch de aumentar o ritmo operacional para o ritmo desejado por nossos clientes para realizar testes de lançamento aéreo de voos hipersônicos frequentes”, disse o Dr. Zachary Krevor, CEO e presidente da Stratolaunch.

“Além disso, a equipe atingiu um novo recorde de altitude de 27.000 pés, demonstrando assim o desempenho da aeronave necessário para que nosso veículo hipersônico Talon atinja sua ampla gama de condições hipersônicas”, completou o CEO.

Concepção gráfica do Roc levando o hipersônico Talon-A preso ao pilone – Imagem: Stratolaunch

O Roc tem 117 metros de envergadura. Seu design de fuselagem dupla e seis motores apresenta componentes dos Boeings 747, incluindo a cabine de comando e os motores. Embora existam duas fuselagens, apenas a fuselagem direita é ocupada pelos pilotos durante o voo.

O grande jato pode transportar cargas úteis de até 226.000 kg (500.000 lbs) sob sua asa central, suportando uma variedade de veículos hipersônicos através do pilone instalado e agora sendo testado. A princípio, em breve ele vai transportar e liberar os veículos hipersônicos Talon-A reutilizáveis da Stratolaunch.

Com informações da Stratolaunch

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias