A bonita arremetida de um Boeing 767 a instantes do pouso em Guarulhos

O momento da arremetida, em cena do vídeo apresentado abaixo

Mais uma bonita cena de um avião de grande porte arremetendo a poucos instantes de chegar à pista de pouso do aeroporto de Guarulhos foi registrada no último sábado, 28 de maio, pelas câmeras ao vivo que mostram a movimentação do local.

A gravação a seguir, publicada pelo canal “SBGR Live” no YouTube, mostra o Boeing 767-300F (cargueiro) chegando de Manaus para a pista 27L de Guarulhos, mas recebendo do controlador de tráfego aéreo a instrução para arremeter.

É compreensível que muitas pessoas tenham certo receio das arremetidas, já que elas só acontecem porque algo fugiu do normal, como uma aproximação não estabilizada, meteorologia adversa, pista não livre (como no caso do vídeo acima, em que havia um Boeing 737), entre outros.

Porém, é importante ter em mente que se trata de um procedimento padronizado e devidamente treinado por todos os pilotos, garantindo que a aeronave permaneça em segurança sempre que a arremetida é necessária.

Por sinal, a própria arremetida visa à segurança, já que é utilizada para resolver situações como as acima descritas. Assim, para quem está do lado de fora (e até para quem está a bordo e não tem nenhuma receio do procedimento), é sempre muito bonito de se ver (e de sentir estando a bordo).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias