A bonita filmagem de um caça F-16 bem ao lado do Airbus A320neo em voo

Vídeos que circulam pelas redes sociais nesta semana mostram uma bonita cena de um caça F-16 voando em baixa velocidade bem ao lado da asa de um avião comercial Airbus A320neo.

Cena de um dos vários vídeos que você assiste nesta matéria

Devido à velocidade reduzida, o caça mantém uma atitude de alto ângulo de ataque (nariz bastante para cima) para ter mais sustentação, uma vez que suas pequenas asas são projetadas para melhor desempenho em altas velocidades – a sustentação de uma asa é diretamente proporcional tanto ao parâmetro velocidade quanto ao ângulo de ataque, portanto, na falta de velocidade, é possível compensar através do ângulo até um certo limite.

Como você acompanha nos dois vídeos a seguir, o bonito momento foi gravado tanto a bordo do Airbus A320neo quanto a partir do solo, mostrando o voo em ala e, no final, a subida do caça:

As cenas dos vídeos acima foram gravadas durante o evento Athens Flying Week, que ocorreu no sábado e no domingo, 4 e 5 de setembro, na Tanagra Air Base, ao norte de Atenas, na Grécia.

Como se observa na gravação externa, o jato comercial utilizado foi o Airbus A320neo registrado sob a matrícula SX-NED, operado pela companhia aérea grega Aegean Airlines.

Dados do FlightRadar24 mostram que o voo de número A3-6006 aconteceu no final da tarde do sábado, 4 de setembro. Veja a seguir toda a trajetória entre a decolagem e o retorno a Atenas, contando com uma sequência de órbitas de espera até o momento de fazer a passagem baixa no evento:

O A320neo no voo do evento – Imagem: FlightRadar24

Além do SX-NED, outro Airbus A320neo da Aegean, de matrícula SX-NEB, também fez um voo para demonstração no Athens Flying Week no domingo, 5 de setembro.

Neste caso, porém, a passagem baixa foi feita junto aos aviões dos Saudi Hawks, a equipe de demonstrações aéreas da Força Aérea Real Saudita, o que gerou, da mesma forma, uma bonita cena, conforme o vídeo abaixo:

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

IATA critica Airbus por usar sua força no mercado para pressionar...

0
O chefe da IATA se mostrou surpreso e preocupado com a disputa entre a Airbus e a Qatar, que resultou no cancelamento de um grande pedido.