A Covid-19 e o voo sem escalas inédito entre Estados Unidos e o Curdistão

O voo direto entre Washington e Erbil, quarta maior cidade do Iraque e a principal do “Curdistão iraquiano”, seria algo totalmente improvável antes da pandemia tomar o mundo de assalto. Mas, nessa semana passada, ele aconteceu.

Foto de N509FZ via Wikimedia Commons

A covid-19 criou alguns voos interessantes de repatriamento nos últimos tempos, incluindo ao Brasil, que viu diversas operações de aviões raros em sua longitude. No entanto, esse é um fenômeno que está acontecendo em todo o mundo, na medida em que os voos de resgate vão se materializando.

Na segunda-feira, um voo desses, operado por um Boeing 787-9 da EgyptAir deixou Washington para, pela primeira vez, fazer uma ligação direta dos Estados Unidos com o Curdistão. O pouso na cidade de Erbil, que tem quase 900 mil habitantes, foi totalmente inédito e aconteceu após uma jornada de 10 horas e 52 minutos que percorreu 9.656 quilômetros.

A rota que levou o voo MS3052 ao seu destino passou ao sul da Islândia no Atlântico Norte antes de rumar para o sul para atravessar a Europa e seguir na direção do Iraque.

Um primeiro voo

Nunca houve um voo comercial ligando os Estados Unidos ao Curdistão, segundo o veículo de imprensa local Nupel reportou, e não há registro de voos diretos ao Iraque como um todo. Em 2016, a Iraqi Airways anunciou que teria um serviço entre Washington e Bagdá, mas ele nunca foi realizado.

Já do lado curdo, certamente esse voo foi um marco não apenas por levar seus concidadãos de volta para casa. Um post do administrador do aeroporto de Erbil no Twitter dava conta de que esse era o voo mais longo a pousar no aeroporto desde que ele foi inaugurado em 2011.

“Apesar desses tempos difíceis, é importante observar esse marco que contribui para a história do aeroporto e o desenvolvimento da região”, disse a diretora do aeroporto de Erbil, Talar Faiq, em comunicado. 

A preparação para o voo foi feita após várias reuniões com os órgãos administrativos iraquianos, inclusive por que o aeroporto de Erbil está fechado para a aviação comercial até 22 de maio, seguindo uma ordem da Autoridade de Aviação Civil local para suspender o tráfego de passageiros, segundo o Kurdistan24.

É mais um voo que fica para a história, infelizmente motivado por uma pandemia.

O que é o Curdistão?

O Curdistão é uma região autônoma do Iraque, também conhecida por ser a mais segura do país e que tem aproximadamente 6 milhões de habitantes, o povo curdo. Algumas organizações nacionalistas curdas procuram criar um estado-nação independente que consiste em algumas ou todas as áreas com maioria curda, enquanto outras lutam por maior autonomia dentro das fronteiras nacionais existentes.

O Curdistão iraquiano ganhou status de autônomo pela primeira vez em um acordo de 1970 com o governo iraquiano, e seu status foi confirmado como uma entidade autônoma dentro da república federal do Iraque em 2005. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias