Início Aviação Executiva

A famosa NetJets, da Berkshire, é acusada de tentar impedir que seus pilotos falem de sindicatos

Imagem: NetJets

A NetJets Association of Shared Aircraft Pilots (NJASAP), organização trabalhista que representa os mais de 3.000 pilotos empregados pela empresa aérea NetJets, da Berkshire Hathaway, lançou uma queixa contra a transportadora de jatos de luxo no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Ohio.

O processo acusa a NetJets de tentar suprimir discursos de pilotos relacionados a sindicatos, violando a lei trabalhista federal.

A NJASAP entrou com a ação na segunda-feira, 24 de abril, em resposta à ameaça da NetJets de disciplinar ou dispensar pilotos por encaminharem proprietários de aeronaves e clientes ao site GenuineQS do sindicato quando eles fazem perguntas sobre negociações de contratos.

O site da União fornece aos visitantes informações sobre a escassez contínua de pilotos nos Estados Unidos, o status das negociações entre as partes e como os ganhos de carreira na NetJets se comparam aos das companhias aéreas.

De acordo com a acusação, em 8 de março de 2023, o COO da NetJets, Alan Bobo, enviou um e-mail aos pilotos da NetJets acusando-os de violar as regras de trabalho da transportadora. Representantes sindicais perguntaram à NetJets como os pilotos devem responder se forem questionados sobre negociações de contratos e questões relacionadas. Mas a NetJets se recusou a responder às perguntas do sindicato e não suspendeu a proibição de falar sobre o site.

Imagem: NetJets

“Os proprietários de aeronaves e clientes que voam conosco envolvem nossos pilotos em conversas todos os dias, inclusive sobre seus empregos e uma ampla variedade de outros tópicos”, disse o presidente da NJASAP, comandante Pedro Leroux. “É natural que eles nos peçam informações básicas sobre nossa atual disputa trabalhista quando virem piquetes. Referir-se a um site sindical é uma forma profissional e legal de responder às suas perguntas. Acreditamos que a proibição discriminatória da NetJet sobre discursos sindicais é antiprofissional e ilegal.”

Embora proibindo os pilotos de falar sobre o site do sindicato, o presidente de vendas, marketing e serviços da NetJets, Patrick Gallagher, enviou um e-mail, em 19 de abril, a centenas de funcionários da NetJets alegando que a liderança do sindicato dos pilotos não tem contato com seus membros.

O e-mail de Gallagher, enviado no mesmo dia em que mais de 350 pilotos da NetJets participaram de um piquete informativo na sede da companhia aérea em Columbus, Ohio, também acusa o NJASAP e os sindicatos de companhias aéreas não identificadas de levantar questões de segurança “quando as negociações esquentam” como parte do que ele se referiu como “o manual do sindicato”.

Imagem: NJASAP

No processo, o NJASAP chama essas alegações de falsas, imprudentes e parte de uma campanha para minar o sindicato dos pilotos e sua liderança eleita, em violação da Lei do Trabalho.

“A NJASAP está pronta para resolver nossas disputas com a NetJets no melhor interesse dos pilotos, da empresa para a qual trabalhamos e das pessoas que dependem de nós para segurança e serviço de classe mundial”, disse Leroux. “O que não vamos defender é um ataque aos direitos de expressão no local de trabalho de nossos membros ou seu direito protegido pelo governo federal de eleger líderes sindicais sem interferência da administração”.

Sair da versão mobile