
A história do Embraer E190-E2, com o número de série (msn) 19020016, é marcada por uma sequência de infortúnios que questionam a sua sorte. Desde o início de sua trajetória, o referido E190-E2 parecia que teria um “lar”, mas uma série de cancelamentos e desavenças fez com que ele fosse rotulado como “azarado”.
Como contou o Newsaero, projetado inicialmente para a Fuzhou Airlines, na China, e em seguida para a Somon Air, do Tajiquistão, o avião nunca decolou para seu destino inicial. Depois, as expectativas aumentaram quando o E190-E2 se alinhou com a Congo Airways, porém, logo se tornaram frustrações.
Em dezembro de 2019, a Congo Airways firmou um pedido com a Embraer por dois E175, convertendo esse pedido para a aquisição de dois E190-E2 em maio de 2020. Com uma ambição de modernizar sua frota, a companhia imaginava oferecer serviços mais competitivos nas rotas regionais.
No entanto, a pandemia de COVID-19 acabou se revelando um verdadeiro golpe contra os planos da companhia aérea congolesa. As dificuldades financeiras se acumularam, culminando no adiamento das entregas e, eventualmente, na rescisão do contrato.
Depois, a mesma aeronave foi dedicada para a Madagascar Airlines e chegou até a ser pintado, mas, outra vez, a esperança ruiu após a desistência por parte da companhia africana.
Agora, porém, o avião finalmente deve seguir seu destino e deve ser mesmo o Brasil, mais precisamente para a Placar Linhas Aéreas, uma companhia fundada em 2022 pela empresária Leila Pereira, conhecida por sua conexão com o futebol, por ser presidente da equipe Palmeiras. Ainda não há uma data para a aeronave chegar no Brasil, sendo que está atualmente nos EUA.
Como parte do seu plano de atuação, a Placar irá especializar-se em voos charter para times de futebol, fornecendo um espaço crucial para o transporte de atletas nas competições sul-americanas. O projeto inclui a realização de voos tanto nacionais quanto internacionais assim que seu processo de certificação for concluído.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.