Início Mercado

A IBA, empresa de inteligência de mercado, divulga previsões para o mercado de aviação em 2024

A IBA, empresa de inteligência de mercado e consultoria de aviação, divulgou suas previsões para o mercado de aviação em 2024. De acordo com as expectativas macroeconômicas da IBA, espera-se que o PIB global se mantenha próximo dos 3%, com cortes de juros em alguns países e inflação diminuindo.

O dólar provavelmente se manterá forte ao longo do ano, o que afetará as operadoras aéreas não americanas. O desempenho dos OEM (fabricantes) será impactado pelos problemas de qualidade da Boeing e pelo desfecho do caso do motor GTF, da P&W, que requer a inspeção de centenas de unidades.

Figura 1 – Assentos-Quilômetro disponíveis do 1º trimestre (bilhões de ASK) de 2020 a 2024

Em relação ao panorama das companhias aéreas, a IBA prevê que a capacidade excederá os níveis de 2019 em 2024. O crescimento da capacidade será impulsionado pela restauração da capacidade pelas transportadoras de longo curso e pela competição com as companhias aéreas de baixo custo. Espera-se que as tarifas reduzam, o que pressionará as margens das companhias aéreas.

Os custos operacionais devem se estabilizar, resultando em uma margem EBIT ligeiramente melhor. As companhias aéreas provavelmente terão que reduzir as tarifas para cumprir as metas de fator de carga e participação de mercado. No entanto, espera-se que as regiões da Europa, Oriente Médio e América Latina vejam uma diminuição na margem.

Figura 2 – Variação anual de RASK e CASK por região. Acima da linha melhorando o EBIT e abaixo piorando.

A IBA também prevê mudanças no mercado de locação de aeronaves em 2024. Os locadores terão uma posição forte nas negociações devido aos problemas de durabilidade e qualidade do motor enfrentados pelos OEMs. Com o aumento das taxas de juros, os arrendamentos estendidos se tornarão mais desafiadores, resultando em volumes de negócios mais baixos para alguns locadores.

No entanto, espera-se uma gradual redução nas taxas de juros, o que desbloqueará a demanda por negociações entre locadores. A IBA também antecipa uma suboferta de aeronaves devido à pressão na produção de OEM e capacidade de MRO (manutenção, reparo e revisão).

Essas previsões refletem as expectativas da IBA para o cenário global da aviação em 2024, levando em consideração fatores econômicos, oferta e demanda e desafios enfrentados pelas companhias aéreas e locadores de aeronaves.

Figura 3 – Perfil de risco das 100 maiores companhias aéreas

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile