Maior aeronave do mundo faz manobras para celebrar a independência de sua terra natal

Uma celebração de peso ocorreu na Ucrânia durante as festividades dos 30 anos de independência do país. O desfile aéreo contou com nada menos do que o maior avião em serviço comercial no mundo, o Antonov An-225.

Foto de Dmytro Antonov

No dia 24 de agosto de 1991 a Ucrânia se tornou independente da União Soviética, a qual, àquele momento, se desfazia após 69 anos de um dos regimes mais fechados do mundo, conhecido pela sua Cortina de Ferro. Foi nesse contexto de segredos e espionagem que nasceu o Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo, com seis motores, 84 metros de comprimento, 88 metros de uma ponta de asa até a outra e 18 metros de altura.

Ele foi construído para levar o ônibus espacial soviético Buran na parte superior da fuselagem e, em seu interior, os foguetes que propulsionariam a nave. Não apenas para isso, ele também foi desenvolvido para o transporte de grandes cargas que nenhum outro avião podia levar, já que sua capacidade de carga útil é de mais de 250 toneladas.

Com o fim da União Soviética, o gigante ficou com a Ucrânia, já que ele era produzido próximo Kiev, tornando-se um símbolo nacional ucraniano. E, como todo ícone, ele deve ser presente nas celebrações especiais, como nessa que marca o trigésimo ano desde a independência do país.

Em belíssimas imagens divulgadas pela empresa aérea, o An-225 e seu irmão menor, o An-70, são filmados por drones enquanto fazem manobras em voo, tanto após a decolagem como sobrevoando Kiev. Essas gravações podem ser vistas acima e abaixo desse parágrafo (espere carregar, incorporação do YouTube).

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Base Aérea de Fortaleza abre suas instalações para disputa de lançamento...

0
Além das condecorações, lançamentos e palestras ocorridas no evento, a JFC é uma seletiva para a Jornada de Foguetes em Barra do Piraí (RJ).