Início Empresas Aéreas

A mais recente companhia aérea a assinar a Carta de Liderança em Segurança da IATA é a RwandAir

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) informa que a RwandAir, empresa aérea baseada em Ruanda, na África, tornou-se o mais recente signatário da Carta de Liderança em Segurança da IATA.

A Carta visa fortalecer a cultura de segurança organizacional, que é uma área de foco do Programa Colaborativo de Melhoria da Segurança da Aviação (CASIP) da IATA, sob o Focus Africa.

A Carta de Liderança em Segurança da IATA foi desenvolvida em consulta com os membros da IATA e a comunidade da aviação em geral para apoiar os executivos da indústria na continuação da evolução de uma cultura de segurança positiva dentro das suas organizações.

Os princípios orientadores da Liderança em Segurança incluem:

– Liderar a obrigação de segurança através de palavras e ações;

– Promover a conscientização sobre segurança entre os funcionários, a equipe de liderança e o conselho;

– Criar uma atmosfera de confiança, onde todos os funcionários se sintam responsáveis pela segurança e sejam incentivados a relatar informações relacionadas à segurança;

– Orientar a integração da segurança nas estratégias de negócios, processos e medidas de desempenho e criar a capacidade interna para gerenciar e atingir as metas de segurança organizacional;

– Avaliar e melhorar regularmente a cultura de segurança organizacional.

Os líderes de segurança de mais de 40 companhias aéreas são os primeiros signatários. A RwandAir é a segunda transportadora na África a assinar, depois da Ethiopian Airlines, que assumiu o compromisso no lançamento da Carta de Liderança em Segurança em setembro de 2023.

Yvonne Makolo, CEO da RwandAir, afirmou que a segurança não é apenas uma prioridade em sua empresa, mas um princípio fundamental que orienta suas operações.

“A nossa cultura organizacional está profundamente enraizada em práticas de segurança robustas, tornando-a a pedra angular da nossa integridade operacional. Ao assinar a Carta de Liderança em Segurança da IATA, não estamos apenas reafirmando o nosso compromisso inabalável com uma cultura de segurança, mas também reconhecendo a necessidade de desenvolver continuamente o trabalho realizado anteriormente”, disse a CEO.

Kamil Alawadhi, vice-presidente regional da IATA para África e Médio Oriente, lembrou que melhorar a segurança da aviação em África não é apenas uma prioridade crítica; é uma componente fundamental do desenvolvimento global do continente.

“Promover uma cultura de segurança robusta é fundamental. Elogiamos a liderança da RwandAir pelo seu compromisso com a segurança ao assinar a Carta de Liderança em Segurança da IATA. Isto claramente demonstra a sua dedicação em cultivar uma forte cultura de segurança e em lutar continuamente por melhorias que beneficiem não apenas a RwandAir, mas também a indústria em geral”, finalizou Kamil Alawadhi.

Informações da IATA

Sair da versão mobile