Início Aeroportos

A partir de hoje, Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, tem AFIS homologado em horário estendido

Imagem: CCR Aeroportos

A concessionária CCR Aeroportos informa que a partir de hoje, 23 de fevereiro, o Aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, passa a ampliar o atendimento e permitir mais agilidade e facilidade nas operações, proporcionando a redução do tempo de deslocamento em situações de emergência.

Isso porque o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) homologou as operações remotas (AFIS) no local, com horário estendido. Com isso, o aeroporto, quando acionado, prestará serviços em apoio aos órgãos de segurança pública e de assistência aeromédica de emergência, entre as 22 horas e as 7 horas da manhã.

A nova configuração estabelece que o tráfego operado no horário estendido será coordenado pelo Controle de Aproximação de Curitiba (APP-CT).

“A normatização do AFIS, em que a aeronave não é controlada pela Torre de Controle do nosso aeroporto, mas remotamente a partir das instalações do DECEA no Aeroporto Internacional de Curitiba, em São José dos Pinhais, é uma ação conjunta entre a CCR Aeroportos e o CINDACTA II. É de extrema importância para a sociedade, uma vez que consolida uma das vocações do Aeroporto de Bacacheri no atendimento a voos aeromédicos, de transporte de órgãos e de missões de segurança pública”, destaca Wilson Rocha, Gerente do Aeroporto do Bacacheri.

A CCR ressalta que, em 2022, durante o processo de normatização e em consonância com o CINDACTA II, o Aeroporto de Bacacheri realizou 51 operações para atendimento a serviços aeromédicos e de solicitações de órgãos de segurança pública.

Segundo Rocha, com a publicação desta normativa, além da delimitação das responsabilidades e obrigações de cada uma das partes envolvidas, o aeroporto avança no atendimento das necessidades dos usuários e clientes, e por conseguinte, da sociedade como um todo.

Para o Major QOPM Marcio de Valim de Souza, Comandante do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas, ampliar as operações para o período noturno aumenta, em muito, a capacidade de resposta aos serviços de emergência por todo Estado.

“É o caso de situações envolvendo o transporte aeromédico junto à Secretaria de Saúde, transporte de órgãos em apoio à central de transplantes e ocorrências de vulto envolvendo equipes especializadas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, como já surgiram em vários momentos no período entre 22h e 7h e demandam muita agilidade no acionamento e decolagem, uma vez que quem está aguardando o suporte precisa dessa brevidade na resolução. Vale lembrar que a maior parte do suporte aéreo de nossas unidades inicia ou termina na base do Batalhão de Operações Aéreas em Curitiba no Aeroporto Bacacheri”, enfatizou o Comandante do BPMOA/PMPR.

Sair da versão mobile