Início Acidentes e Incidentes

A triste cena do momento em que um avião A320 em Guarulhos atinge um carcará

O A320 entrando na pista, em cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Em muitas situações e lugares, há uma harmônica convivência entre animais e a urbanização, mas, já sabemos que infelizmente não é o caso em aeroportos e suas proximidades.

Em função da alta velocidade das aeronaves em pousos e decolagens, assim como também ocorre com carros em rodovias, os animais geralmente não são ágeis o suficiente para escapar de uma rápida aproximação (e nem espertos o suficiente para notarem o perigo e se afastarem com antecedência).

Foi o que aconteceu neste final de semana no Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde mais um caso de incidente de colisão com ave, o chamado “bird strike”, foi registrado e inclusive captado em vídeo. Para a aeronave, não houve maiores consequências, porém, para o gavião carcará envolvido, infelizmente a sorte não foi a mesma (como nunca é).

Na gravação, feita pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, primeiro a ave é vista caminhando pela pista enquanto um avião turboélice taxia e depois decola. Na sequência, um Airbus A320 da LATAM efetua sua decolagem, e dessa vez, o carcará permanece na trajetória do equipamento, sendo atingido.

Ao final do mesmo vídeo, também há a cena da gravação do canal Oxigênio Aéreo, que registrou o momento em que funcionários da equipe de solo retiram da pista a ave morta (Nota: as cenas a seguir podem ser impactantes para algumas pessoas):

O carcará, também conhecido como caracará ou gavião-de-queimada, é uma espécie de ave de rapina da família dos falcões que mede de 50 a 60 centímetros de comprimento e cerca de 1,2 metro de envergadura de asas.

Sair da versão mobile