A320 da Azul precisa arremeter em Campinas após Boeing 777 ser liberado a entrar na pista

A posição das aeronaves no momento da arremetida, em cena do vídeo abaixo – Reprodução de imagem apenas com autorização do canal Golf Oscar Romeo

Um vídeo publicado nesta terça-feira, 2 de agosto, mostra como ocorreram todos os procedimentos de controle de tráfego aéreo, visando à segurança de voo, envolvidos durante uma arremetida de um avião da Azul Linhas Aéreas, quando se aproximava para pouso em Campinas (SP), enquanto um avião da Lufthansa Cargo foi autorizado a entrar na pista e decolar.

Conforme as imagens do vídeo abaixo, captadas pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube na noite da segunda-feira, 1º de agosto, a interessante situação envolveu um Airbus A320neo da Azul e um Boeing 777F da Lufthansa Cargo. Todo a sequência é acompanha do áudio das comunicações. Na continuidade da matéria abaixo do vídeo, entenda melhor como tudo ocorreu.

Como visto na gravação acima, no começo ouve-se o piloto do voo 4013 da Azul iniciando contato com a Torre de Controle do aeroporto de Viracopos durante sua aproximação, para pouso pela pista 15.

Como procedimento padrão, em função de outro voo da Azul próximo do pouso e de um Boeing 777F (cargueiro) da Lufthansa no solo se aproximando da pista para decolagem, o controlador solicita que os pilotos do 4013 aguardem autorização de pouso.

A gravação então mostra o pouso do outro avião da Azul e, logo na sequência, o controlador de tráfego autoriza o avião cargueiro a alinhar na pista 15 e manter a posição até a autorização de decolagem.

Assim que o avião da Azul libera a pista, enquanto o Boeing 777F está alinhando para sua decolagem, o controlador de tráfego emite a autorização de decolagem, porém, instantes depois, o piloto do 4013 avisa que está a somente 3 milhas náuticas (5,5 km) da cabeceira.

O controlador solicita que ele reduza para a mínima velocidade possível, para que haja tempo da decolagem do jato cargueiro, porém, o piloto informa que já está na mínima possível, já na configuração de pouso.

Assim, para garantir a segurança da operação e evitar qualquer possibilidade de haver uma aproximação excessiva entre o avião pousando e o decolando, o controlador de tráfego imediatamente avisa aos pilotos da Lufthansa para cancelarem a autorização de decolagem e manterem a posição na cabeceira. Na sequência, avisa aos pilotos do 4013 para iniciarem a arremetida, já que a pista não estaria livre para o pouso.

Por fim, após aguardar algum tempo até que o A320neo da Azul ganhasse altura e se afastasse, o controlador de tráfego libera a decolagem do Boeing 777F, a tempo de não ser necessária a arremetida também do próximo voo da Azul que já se aproximava para pouso.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Avião sobrevoa a pista mas não pousa porque os pilotos estavam...

0
Um caso grave deu-se na Ethiopian e poderia ter causado um acidente, quando um Boeing 737 não pousou pelo fato dos pilotos estarem dormindo.