A 39 mil pés, A320neo é desviado para Belo Horizonte após cheiro de queimado na galley

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Os pilotos de um Airbus A320neo decidiram desviar seu voo para um aeroporto alternativo depois que um cheiro de queimado foi identificado na galley (“cozinha”) da aeronave quando esta se aproximava de sua altitude de cruzeiro.

Dados incluídos no sistema do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) indicam que a ocorrência foi registrada no último domingo, 7 de março, com o A320 registrado sob a matrícula PR-YRU. O jato é operado pela Azul Linhas Aéreas e voava entre os aeroportos de Viracopos, em Campinas (SP), e Santa Maria, de Aracaju (SE).

O voo, segundo dados da plataforma de rastreamento RadarBox, era o de número AD-4033, que decolou de Campinas às 23h10 e tinha acabado de atingir 39 mil pés (11,9 km) de altitude, por volta das 23h45, quando foi iniciada a descida com destino ao aeroporto de Belo Horizonte/Tancredo Neves, em Confins (MG).

O momento em que A320neo atingiu 39 mil pés e logo iniciou a descida – Imagem: RadarBox

O CENIPA descreve que havia 70 passageiros e 6 tripulantes a bordo, e que foi percebido um cheiro de fio queimado na galley traseira, porém sem nenhum aviso de fumaça indicado pela aeronave aos pilotos.

Os tripulantes efetuaram os procedimentos para tal situação previstos no manual de referência rápida (QRH) da aeronave e decidiram por alternar, declarando “Pan Pan” ao controle de tráfego aéreo para que sua situação de urgência recebesse a devida atenção até o pouso não programado.

Cerca de 20 minutos após o início da descida, o pouso em Confins aconteceu em segurança pouco depois da meia-noite da segunda-feira, 8, sem maiores intercorrências. A aeronave permaneceu em solo até o final da tarde, e então partiu de volta para a base da Azul em Campinas, e por lá continua até a publicação dessa matéria na manhã desta quarta-feira, 10 de março.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Azul divulga resultados de 2023 com prejuízo de R$ 700 milhões...

0
A Azul registrou aumento na receita e lucro no quarto trimestre de 2023, ao explorar novos mercados e manter os custos sob controle