A321neo leva vantagem e a Airbus pode roubar da Boeing um cliente histórico: KLM

No início do ano, a KLM havia lançado um processo de tomada de preços, visando a substituir sua frota de Boeing 737NG por aeronaves de última geração. Na época, ela se aproximou dos dois principais fabricantes, Boeing e Airbus, para pedir condições para um possível negócio de 80 aviões e entre 60 e 80 opções.

Até alguns anos atrás, a Boeing continuava sendo um fornecedor de frotas para a KLM e isso era um fato consumado. No entanto, hoje, as coisas mudaram abruptamente, como relata o site parceiro Aviacionline.

Isso porque, com base em informações da Reuters, a Airbus teria uma vantagem significativa para conquistar esse contrato com o A321neo: isso representaria um grande golpe para a Boeing, já que a empresa holandesa é um cliente fiel há décadas.

As fontes citadas pela Reuters indicam que, além do desempenho do avião, o bom momento das relações com o braço francês do grupo pesa na balança para um acordo com a fabricante europeia. Ao mesmo tempo, os problemas do 787 que atrasam as entregas estão impactando o relacionamento com a Boeing.

Alguns analistas disseram que o anúncio é iminente e que o colapso da relação entre a KLM e a Boeing é significativo em um momento em que o 737 MAX quase recuperou seu ritmo de entrega e conseguiu fechar novos pedidos novamente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias