Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.
Um Airbus A330 envolveu-se em um incidente nesta quarta-feira, 1º de julho, quando estava prestes a decolar de um aeroporto localizado na Indonésia, ficando preso ao solo como resultado da falha.
Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A330-300 registrado sob a matrícula PK-GHD, pertencente à companhia aérea Garuda Indonesia, que executaria o voo de número GA-613 de Makassar para Jacarta, ambas na Indonésia.
O jato estava fazendo o procedimento de virar 180º sobre a pista, o chamado backtrack, para decolar da cabeceira 03 de Makassar, mas saiu da área pavimentada (runway excursion) por volta das 17:54 do horário local.
Com a ida para a grama, o A330 acabou com as rodas do trem de pouso de nariz afundadas no solo macio e com o trem principal esquerdo também na grama, ficando apenas as rodas do lado direito sobre superfície pavimentada.
Apesar do aeroporto de Makassar possuir taxiway que vai até a cabeceira 03, a ligação está fechada desde abril devido a máquinas executando obras, conforme NOTAM publicado (CLSD DUE TO WIP / RMK: HEAVY EQUIPMENT PRESENT). Por isso, houve a necessidade do deslocamento do jato pela própria pista até a cabeceira para realização do backtrack que não terminou como o esperado.
Até o momento da publicação desta matéria, não há informações sobre o motivo que teria levado à saída para a grama. Os dados meteorológicos mostram visibilidade boa no momento da ocorrência.
Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.