A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) destaca que manter um Sistema de Gerenciamento de Segurança (SMS – Safety Management System) é algo cada vez mais priorizado pelas empresas da Aviação Geral.
De caráter preventivo, o SMS visa mitigar riscos, construindo barreiras de segurança operacional. Um bom sistema de SMS passa por inserir a Segurança na rotina de operação de uma empresa aérea, além da adequada qualificação dos profissionais.
Existem até mesmo certificados internacionais que avaliam, por meio de auditorias e capacitações de pessoal, se o SMS está atualizado, corretamente implantado e enraizado na operação de uma empresa aérea. É o caso do IS-BAO (International Standard for Business Aircraft, ou Padrão Internacional para Operações de Aeronaves Executivas), uma espécie de ISO do setor, uma certificação concedida pelo International Business Aviation Council (IBAC).
O IS-BAO envolve qualificação, educação, prevenção e auditoria. O selo só é concedido para empresas que passem por todo este treinamento, adequação operacional e avaliação. No total, 14 processos são avaliados na auditoria do IS-BAO, feita pelo IBAC, que acontece ao final de todo o processo de capacitação.
Na última década, pelo menos dez empresas de táxi aéreo brasileiras conquistaram e vêm renovando a certificação IS-BAO, tais como Avantto, Helisul, Líder Aviação, TAM Aviação Executiva e Prime You.
Informações da ABAG