Início Acidentes e Incidentes

Aberta investigação sobre queda de aeronave eVTOL da Joby em testes nos Estados Unidos

o eVTOL da Joby – Imagem: Joby Aviation

Através de um comunicado apresentado nesta semana ao mercado financeiro, por conta de ser uma empresa de capital aberto, listada na bolsa de valores de Nova York (NYSE), a Joby Aviation informa um acidente com uma aeronave de seu projeto eVTOL (elétrica de pousos e decolagens na vertical).

Segundo o documento registrado na NYSE, a Joby Aviation, uma corporação de Delaware, nos Estados Unidos, anunciou que na manhã da última quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022, um de seus protótipos de aeronaves experimentais se envolveu em um acidente durante testes de voo na base da Califórnia.

Não houve feridos, já que o veículo aéreo era remotamente pilotado e não atingiu ninguém em solo.

A Joby afirma que a segurança é um valor fundamental na empresa, razão pela qual está expandindo o envelope de testes de voo com pilotagem remota e em área desabitada, e fazendo dessa forma principalmente porque está operando fora das condições operacionais esperadas, visando a testar a capacidade do projeto além dos limites.

“Programas de teste de voo experimental são intencionalmente planejados para determinar os limites do desempenho da aeronave e, infelizmente, acidentes são uma possibilidade. Estaremos apoiando as autoridades competentes na investigação minuciosa do acidente”, finaliza a empresa em seu comunicado.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) dos EUA está investigando o acidente, que resultou em “danos substanciais” à aeronave, disse o porta-voz Peter Knudson.

Segundo a Bloomberg, Peter Knudson, do Conselho Nacional de Segurança em Transportes dos EUA (NTSB) afirmou que o órgão está investigando o acidente, que resultou em “danos substanciais” à aeronave.

Sair da versão mobile