Aberta pesquisa online aos Aeroviários sobre suas condições de trabalho

Segurança do Trabalho na Aviação Civil é o tema da campanha iniciada pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) em todo o Brasil desde a segunda-feira, dia 9 de janeiro.

Neste primeiro momento, para mapear a situação do setor, dirigentes sindicais divulgaram pesquisa online que deve ser respondida pela categoria.

A iniciativa é resultado dos principais problemas apresentados por aeroviários e aeroviárias, durante as atividades realizadas pelo SNA nos aeroportos, sobre as condições de trabalho nas empresas aéreas e prestadoras de serviços auxiliares.

Segundo o Sindicato, muitos deles podem influenciar na segurança não só do ambiente laboral, como também em outros setores da aviação civil, com impactos direto no público usuário.

Convocação de órgãos públicos para o debate

O questionário pode ser respondido até o dia 16 de janeiro. O SNA destaca que a participação de trabalhadores e trabalhadoras é fundamental para que o debate seja encaminhado aos órgãos públicos, com a colocação em pauta de problemas como:

– Excesso de jornada;
– Assédio moral;
– Doenças do trabalho (incluindo as emocionais);
– Má distribuição de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
– Ambiente de trabalho com recursos escassos, entre outros.

Acesso ao questionário sobre Segurança do Trabalho na Aviação Civil

O questionário leva menos de dez minutos para ser respondido e o Sindicato reforça que a participação de todos e todas é fundamental. A direção do SNA garante a preservação da identidade dos aeroviários e aeroviárias, para que fiquem à vontade na exposição de todas as demandas no ambiente de trabalho. Os dados dos profissionais não serão disponibilizados às gestões das empresas.

A pesquisa online da Campanha sobre Segurança do Trabalho na Aviação Civil é disponibilizada pelo SNA nesse link.

Informações do Sindicato Nacional dos Aeroviários

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias