Início Controle de Espaço Aéreo Abertas inscrições gratuitas para o Seminário do Grupo de Estudos em Inglês...

Abertas inscrições gratuitas para o Seminário do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico

Controladora de Tráfego Aéreo – Imagem: DECEA / CECOMSAER

Internacional, online e gratuita. Assim será a oitava edição do Seminário do Grupo de Estudos em Inglês Aeronáutico (GEIA), que acontece de 8 a 12 de novembro, em formato totalmente digital. A modalidade ganhou espaço no ano passado em decorrência do distanciamento social no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

O principal objetivo do evento é a divulgação de pesquisas sobre inglês aeronáutico, mas também promover interação e troca de experiências entre os diferentes stakeholders e consolidar o GEIA como grupo de pesquisa de excelência no tema, de acordo com padrões nacionais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e internacionais.

A Seção de Inglês Aeronáutico (EEIA) nasceu no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), organizações militares da Força Aérea Brasileira.

Ensino, capacitação, pesquisa e desenvolvimento e certificação fazem parte do dia a dia do Instituto. A EEIA, por exemplo, atende todos os requisitos de proficiência estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) perante a comunidade nacional e internacional.

O evento do GEIA também é uma forma de destacar o trabalho realizado na área de inglês aeronáutico, além de estabelecer o ICEA como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) do Comando da Aeronáutica (COMAER).

Este ano, o evento terá 18 apresentações que serão ministradas por pesquisadores de universidades e instituições brasileiras e estrangeiras. Serão 25 palestrantes de quatro continentes: Américas do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Oceania.

A proposta do 8th GEIA Seminar é ultrapassar barreiras geográficas, reunir as maiores autoridades em inglês aeronáutico e se tornar um evento de referência perante à comunidade aeronáutica mundial.

Nesta linha,  foram convidados profissionais com vasta experiência no assunto que apresentarão conteúdo de altíssimo nível à audiência. Um deles é o Professor Doutor Titular em Linguística Aplicada na Universidade Estadual da Georgia, (EUA) Eric Friginal, que também é autor renomado, co-fundador e editor-chefe da Revista Científica “Applied Corpus Linguistics”.

Já a Professora Doutora Noriko Ishihara atua na  Faculdade de Administração e Negócios e no Mestrado em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira na Universidade Hosei, em Tóquio, no Japão. Ishihara já teve dezenas de artigos publicados em renomados periódicos internacionais.

Outro destaque será Neil Bullock, ex-controlador de tráfego aéreo britânico, que atualmente se dedica ao ensino de inglês aeronáutico e formação de professores de inglês na Escola English Plus LTS, na Suíça. Com mestrado na área de Ensino de Línguas pela Universidade de Birmingham, atualmente cursa Doutorado na área de Avaliação de Proficiência na Universidade de Lancaster, na Inglaterra. É vice-presidente da ICAEA (Associação Internacional de Inglês para a Aviação Civil).

A programação do 8th Seminar foi idealizada pela Professora Doutora Patrícia Tosqui Lucks, supervisora do Setor de Capacitação em Inglês Aeronáutico do ICEA e fundadora do Grupo de Pesquisa GEIA.

Sua formação inclui Mestrado e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) na área de Ensino de línguas para Fins Específicos (ESP), com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), na área de Linguística de Corpus aplicada à elaboração de materiais didáticos.

No ICEA atua no ensino, desenvolvimento de cursos e materiais didáticos, capacitação de instrutores e tutores de cursos presenciais e à distância de inglês aeronáutico, além de ser avaliadora do exame de proficiência para controladores de tráfego aéreo (EPLIS).

Para conhecer mais sobre a programação, clique aqui. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

Informações do DECEA

Sair da versão mobile