Início Mercado

Abesata se engaja em projeto da IATA por mais mulheres em cargos de liderança na aviação

Foto: IATA

A Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) declarou essa semana apoio integral ao novo projeto da IATA (International Air Transport Association), 25by2025. O programa global tem o intuito de estabelecer um compromisso do transporte aéreo para mudar as principais métricas de diversidade e inclusão em 25%, ou um mínimo de 25%, até 2025. 

A ideia é apoiar o transporte aéreo e aumentar a representatividade feminina no corpo diretivo das empresas associadas e em posições predominantemente masculinas, como por exemplo oficina de manutenção dos (GSEs) ground support equipments entre outros setores, apesar de as medições apontarem para um percentual de 37% de mulheres no Ground Handling no Brasil”, disse Ricardo Aparecido Miguel, presidente da Abesata.

Atualmente, em todo o Brasil são cerca de 38 mil trabalhadores nas empresas de serviços em solo. Desse total, cerca de 14 mil são mulheres. 

O projeto conta com o apoio de dezenas de empresas e entidades do setor aéreo, entre elas a Abesata que vai não apenas dar publicidade à campanha, como também estimular os associados a aderirem à campanha.

“Queremos envolver nossos associados e as empresas já certificadas com o CRES, uma vez que o ESG (Environmental, Social and Governance) está no escopo de análise para concessão do certificado”, disse Miguel. 

Segunda a IATA, por meio do apoio a esse projeto, a indústria do transporte aéreo se compromete a aumentar o número de mulheres em cargos de liderança e em áreas sub-representadas e aumentar as nomeações femininas para cargos de governança da IATA para um mínimo de 25%. Um dos comprometimentos também é o envio de relatórios anuais sobre as métricas de diversidade. Para conhecer melhor o projeto, basta acessar IATA – 25by2025 – Advancing Gender Balance by 2025

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile