Aborta a rifa! Acharam um comprador para Boeing 787 do presidente do México

Após muita especulação em torno da aeronave presidencial mexicana, da qual o governo chegou até a anunciar uma rifa a fim de se desfazer, finalmente o Boeing 787-8 Dreamliner VIP parece que encontrou uma nova casa.

787
© Daniel P

Registrado como TP-01 e operado pela Fuerza Aerea Mexicana, o avião foi usado durante o mandato do ex-presidente Enrique Peña Nieto, mas o atual, Andrés Manuel López Obrador, disse que a aeronave era muito cara e além das necessidades do país, tendo inclusive usado a venda do avião como uma das bandeiras da campanha.

Como não havia encontrado compradores, o México chegou até a anunciar uma bizarra rifa, com milhões de bilhetes e sorteio pela loteria nacional no final de 2020. Mas parece que isso não será mais preciso.

Do outro lado do mundo

Um empresário sul-coreano chamado Pumsoo Ra sinalizou ao governo mexicano sua intenção de adquirir o 787. O magnata é fundador da Crianza Aviation, responsável pelo aluguel de aeronaves na Coréia do Sul, mas com clientes em todo o mundo.

O representante do empresário no México, Andrés Marcelo Arredondo Méndez, disse que vendê-lo ao seu representante sul-coreano é a melhor opção, pois eles deixariam de pagar os altos custos de manutenção e os juros dos contratos vigentes.

Desde que colocou a aeronave à venda, o governo mexicano recebeu várias propostas de compra, mas não conseguiu concluir nenhuma delas. O que mais se deseja no momento, é encerrar essa verdadeira novela mexicana.

Pumsoo Ra

O representante de Pumsoo Ra no México, Arredondo Méndez, disse:

“Uma das opções para o avião é comprá-lo e realugá-lo ao governo com um contrato muito menos agressivo do que o que atualmente eles têm com a Boeing e, dessa forma, as viagens do presidente e de muitos de seus assessores custarão muito menos do que hoje nas companhias aéreas comerciais. Outra opção é a “venda com lease-back”, e alugar a aeronave a alguma companhia aérea do mundo”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias