Abra Group, a holding dona da Gol e da Avianca, já planeja abrir o capital em bolsas de valores

Apesar de ainda estar em processo de estruturação e aguardando as aprovações de órgãos antitruste, o Abra Group, holding que será dona da Gol Linhas Aéreas e da Avianca, já tem planos para abrir o capital e negociar ações em Nova Iorque e Londres.

A informação do plano foi dada pela Bloomberg, citando María Cristina Ricardo, diretora de relações com investidores da Avianca, uma das partes do processo. Ela disse que o IPO “faz todo o sentido para apoiar o crescimento do grupo”.

O plano é que o Abra Group venda as ações em Nova York ou Londres nos próximos 12 a 18 meses.

Durante a pandemia, a Gol conseguiu suportar com sua própria estrutura e financiamento, sem pedir recuperação judicial. Por outro lado, a Avianca obteve proteção ao credor nos Estados Unidos, no processo conhecido como Chapter 11. O processo ajudou a Avianca a reduzir sua dívida para US$ 3,1 bilhões até o final de 2022, de US$ 5,3 bilhões dois anos antes, permitindo-lhe competir melhor com as operadoras de baixo custo.

Entendendo estarem mais competitivas neste momento, as empresas se uniram em uma propriedade comum. O magnata salvadorenho Roberto José Kriete Ávila, proprietário da Kingsland International Group, foi nomeado presidente do Abra Group. Em paralelo, o novo grupo vai trabalhando na adequação da estrutura societária, cuja configuração final deverá se tornar conhecida em breve.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias