Foi retirado de operação o último jato MD-10-10F do mundo

Foto de Dale Coleman, GFDL 1.2, via Wikimedia

No último dia 4 de junho, voou de Memphis para Victorville o último avião do modelo MD-10-10F do mundo. A aeronave de 1978 (N562FE, msn 46947), pertenceu à frota da FedEx nos últimos 18 anos, tendo voado antes na American e na Hawaiian Airlines. Junto com o traslado, a empresa confirmou a sua aposentadoria.

Segundo dados do RadarBox, o voo durou cerca de três horas, ligando a base operacional da maior empresa aérea cargueira do mundo com o deserto californiano.

A partir de agora, todos os treze MD-10 da frota atual da FedEx são do modelo MD-10-30F (conversões do jato DC-10-30).

Imagem: RadarBox

O MD-10

Apesar do nome MD-10, o programa foi oferecido pela Boeing após ela adquirir a McDonnell Douglas que, por sua vez, incorporou o projeto DC-10 da Douglas e o transformou em MD-11. Assim, o hoje raro jato MD-10 não é nada mais do que um DC-10 com a porta de carga e cockpit do MD-11, um belo upgrade. A diferença externa é mínima, mas a interna é grande: o cockpit do MD-11 é bem mais moderno que do DC-10.

O diferencial maior estava no fato de ser mais automatizado, eliminando a posição de Engenheiro de Voo, que significava a redução de custos para as empresas aéreas.

Em certo momento, a FedEx procurou a Boeing para deixar sua frota homogênea, já que estava operando o MD-11 e queria que a mesma tripulação do DC-10 também pilotasse o novo jato. Assim nasceu o MD-10, com cabine idêntica ao MD-11 mas na fuselagem do DC-10.

A única operadora dele foi a FedEx, que teve convertidos tanto alguns DC-10-10F quanto DC-10-30F para MD-10-10F e MD-10-30F, respectivamente.

O seu futuro, no entanto, não deve ser longo. Em janeiro desse ano, a companhia aérea confirmou que vai aposentar todos os jatos do modelo até 2022.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviação Naval realiza treinamento de emergência em simulador de voo do...

0
Os pilotos realizaram treinamentos de emergências utilizando os simuladores de voo para aeronaves AS350 Esquilo, no CIAvEx, em Taubaté-SP.