Início Aeroportos

ACI World anuncia otimização de recursos para aeroportos pequenos e emergentes

Imagem: Depositphotos

Com o intuito de promover o crescimento contínuo e o desenvolvimento sustentável para aeroportos pequenos e emergentes, o Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World) anunciou ontem, 18 de maio, a racionalização de seus recursos para este segmento.

A racionalização de recursos, que inclui alguns programas e serviços a uma taxa menor, segue a Resolução Mundial do ACI “Apoio e assistência a aeroportos pequenos, emergentes e regionais” (“Support and assistance for small, emerging and regional airports”), aprovada na 32ª Assembleia Geral Anual Mundial.

A resolução reconhece as externalidades positivas e os desafios financeiros dos aeroportos pequenos e emergentes e, adicionalmente, apela a governos e à indústria para que apoiem os planos de desenvolvimento de capital e recursos humanos deste segmento e facilitem sua transição para a energia renovável.

A importância dos aeroportos pequenos e emergentes

De acordo com o Relatório Econômico de Aeroportos do ACI, de 2021, estima-se que até 90% dos aeroportos do mundo sejam classificados como pequenos (atendendo 5 milhões de passageiros ou menos por ano). Além disso, estima-se que 68% dos aeroportos em todo o mundo operem com prejuízo líquido e que 97% dos aeroportos deficitários gerem menos de um milhão de passageiros por ano.

Apesar destes desafios, a viabilidade de aeroportos pequenos e emergentes continua sendo crucial para o desenvolvimento da conectividade local e global, coesão e igualdade territorial, desenvolvimento social e econômico, bem como o potencial de crescimento de suas regiões individualmente – por sua vez, apoiando muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Além disso, estão intrinsecamente ligados ao crescimento do setor do turismo. De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council), viagens e turismo representaram 10,3% do PIB global em 2019.

De acordo com o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira, em muitas comunidades, os aeroportos pequenos e emergentes desempenham um papel fundamental na vida de milhões de pessoas – como empregadores, facilitadores do turismo e do comércio e como âncoras que dão suporte a diversos serviços. Eles também desempenham um papel importante em alimentar o tráfego em aeroportos centrais maiores para viagens para outros destinos nacionais e internacionais.

“Como são o maior segmento de membros do ACI, estamos totalmente comprometidos em garantir que suas necessidades e expectativas sejam atendidas, tanto no cenário global quanto no desenvolvimento de ferramentas que promovam sua excelência e crescimento sustentável”, comenta o diretor-geral.

Os recursos também incluem o Fundo ACI de longo prazo, que continua a dar apoio financeiro para aeroportos em países em desenvolvimento para o desenvolvimento de carreiras e capacitação. Para além de seminários e bolsas de estudo, o Fundo ACI oferece assistência direcionada para as análises de segurança e proteção do ACI World, assim como para os programas de credenciamento.

Sair da versão mobile