Início Aeroportos

ACI World lança novo nível mais elevado no programa de acreditação de carbono voltado a aeroportos

O Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International | ACI World) informou nesta semana que, para apoiar os aeroportos membros e o setor da aviação em geral, lançou, na COP28, o novo Nível 5 do programa de acreditação de carbono aeroportuário, gerido pelo ACI EUROPE.

O programa Airport Carbon Accreditation (ACA) é o único programa de certificação global de gestão de carbono para aeroportos, aprovado institucionalmente, e atualmente tem mais de 555 aeroportos reduzindo ativamente suas emissões.

O Nível 5 é, segundo o ACI, o desenvolvimento mais recente e ambicioso do programa até agora. O novo nível certifica aeroportos por alcançarem e manterem um balanço líquido de carbono zero para emissões sob seu controle (Escopo 1 e 2) e por ampliarem os requisitos de mapeamento, influência e relatórios para todas as outras emissões (Escopo 3).

Os níveis previamente existentes de certificação são os seguintes:

– Nível 1 ‘Mapeamento’ (Mapping): Aeroporto mapeia sua pegada de carbono, identifica as fontes e calcula as emissões anuais.

– Nível 2 ‘Redução’ (Reduction): Aeroporto comprova a redução de emissões com evidências de procedimentos e cumprimento de metas para a gestão de carbono.

– Nível 3 ‘Otimização’ (Optimization): Aeroporto amplia o escopo de redução de emissões e envolve terceiros no processo.

– Nível 3+ ‘Neutralidade’ (Neutrality): Aeroporto cumpre os requisitos das etapas anteriores e compensa as emissões restantes com créditos de carbono.

– Nível 4 ‘Transformação’ (Transformation): Aeroporto define estratégia de gestão de carbono de longo prazo orientada para a redução absoluta de emissões.

– Nível 4+ ‘Transição’ (Transition): Além de cumprir as etapas anteriores, aeroporto compensa as emissões de carbono residuais sobre as quais tem controle.

O ACI ainda ressalta que lançou, também na COP28, a versão 7 da Airport Carbon and Emissions Reporting Tool (ACERT), um recurso complementar que tem ajudado consistentemente aeroportos em todo o mundo a identificar, quantificar e gerir as suas emissões de gases de efeito estufa. A versão mais recente é compatível com todos os níveis do programa Airport Carbon Accreditation e está disponível em inglês, francês e espanhol.

Sair da versão mobile