Início Acidentes e Incidentes

Acidente com avião Antonov An-3 neste domingo resulta em falecimento, mas há sobreviventes

O Comitê de Investigação da Rússia informa que o Departamento de Investigação Inter-regional Oriental para Transportes abriu um processo de investigação criminal, nos termos do art. 263 do Código Penal da Federação Russa (violação das regras de segurança no trânsito e operação do transporte aéreo), sobre um acidente aéreo ocorrido neste domingo, dia 13 de outubro de 2024.

As imagens do acidente mostram que a aeronave envolvida é a registrada sob a matrícula RA-05884, um Antonov An-3 de quase 56 anos de idade, operado pela Borus Aircompany.

De acordo com dados preliminares, o grande monomotor turboélice estava voando na rota Olekminsk-Zheleznogorsk-Ilimsky quando, por volta das 08h29, houve um pouso forçado ainda perto da cidade de Olekminsk, na República de Sakha (Yakutia).

Havia 3 tripulantes e 2 passageiros a bordo do avião. Como resultado do acidente, uma pessoa morreu. O comitê não divulgou mais detalhes sobre o estado de saúde dos outros 4 ocupantes.

Os investigadores já iniciaram um conjunto de ações investigativas destinadas a estabelecer as circunstâncias da ocorrência.

O Antonov An-3 é uma aeronave civil multipropósito e agrícola desenvolvida na época da União Soviética. É essencialmente uma evolução do An-2, trocando a motorização a pistão por turboélice. O An-2 e sua variante An-3 são o maior modelo de avião monomotor do mundo, com 14 metros de comprimento e 18 metros de envergadura.

Sair da versão mobile