Acidente com gado na pista de pouso foi causado por má gestão de aeroporto colombiano

O Grupo de Investigación de Accidentes da Colômbia (GRIAA) concluiu a investigação sobre um grave incidente registrado em 6 de abril de 2021, quando uma aeronave do modelo Rockwell 690B Turbo Commander’ aircraft (HK-3561G) colidiu com o gado enquanto pousava no aeroporto de Santa Rosa del Sur.

No relatório, os investigadores apontam que a falta de gestão de risco por parte do operador do aeródromo, por não manter condições de segurança aceitáveis ​​para a operação, levou à incursão de gado na pista, como fator principal contribuinte para o acidente, que resultou em dois bovinos atropelados e uma aeronave danificada. Felizmente, não houve vítimas entre os ocupantes da aeronave.

Apesar da conclusão parecer óbvia, a incursão de animais em pistas de pouso de locais remotos ou não controlados é uma realidade de vários países latino-americanos, inclusive do Brasil. Dependendo da velocidade e da forma do impacto, o acidente pode resultar em fatalidades.

Por aqui, cabe à ANAC fiscalizar e aos operadores e pilotos denunciarem situações que podem colocar em risco a segurança das aeronaves e seus ocupantes. Neste ano, em janeiro, a agência interditou o aeroporto de Caicó, no Rio Grande do Norte, após fezes de gado serem encontradas na pista de pouso. No final do ano passado, em outubro, a Passaredo acompanhou uma vistoria da ANAC na pista do aeroporto de Lábrea, no Amazonas, após também encontrar fezes de animais na pista.

Além dos casos citados acima, são comuns situações de problema de manutenção na cerca de proteção de aeroportos, que viabilizam a entrada de animais e pessoas na área operacional, colocando a todos em risco.

As fotos que ilustram esta publicação fazem parte da investigação do GRIAA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias