Acidente de avião comercial não deixa sobreviventes na Rússia

Cena do vídeo que você assiste abaixo nesta matéria

Um voo cargueiro feito por uma aeronave Antonov AN-12BK de construção soviética, registrada sob a matrícula EW-518TI e operada pela companhia aérea bielorrussa Grodno Aviakompania, de Yakutsk para Irkutsk, ambas cidades na Rússia, acidentou-se após se aproximar de uma das pistas do aeroporto de destino, localizado na Sibéria, e arremeter devido ao mau tempo.

Pouco depois de arremetida, os contatos de radar e de rádio foram perdidos às 19:45 do horário local desta última quarta-feira, dia 03 de novembro.

De acordo com informações do site Aviation Herald, posteriormente a aeronave foi encontrada acidentada e queimando perto da cabeceira da pista 30, da qual ela havia arremetido, na vila de Pivovarikha, sem nenhum sobrevivente.

Segundo informações do site Perth Now, autoridades bielorrussas disseram que a tripulação consistia de três bielorrussos, dois russos e dois ucranianos, mas, segundo informações do Aviation Herald, já se tomou conhecimento nesta quinta-feira, 04 de novembro, que o manifesto de voo no aeroporto de partida indica cinco tripulantes e mais quatro operadores de carga, portanto, nove pessoas ao todo.

Em nota, o governo bielorrusso lamenta o ocorrido:

“Estamos profundamente chocados com a notícia do acidente de avião ocorrido em 3 de novembro de 2021 em Irkutsk. A tragédia que aconteceu é a nossa dor comum e neste momento difícil compartilhamos a amargura da perda e do luto junto com nossos familiares.

“O Ministério dos Transportes e Comunicações da República da Bielorrússia, bem como o Departamento de Aviação, expressam profundas e sinceras condolências aos familiares e amigos das pessoas que morreram em consequência deste terrível desastre.”

O AN-12 é um avião cargueiro turboélice quadrimotor idealizado na década de 1950. Centenas de aeronaves foram construídas e muitas permanecem em serviço, principalmente na Rússia e outros países ex-soviéticos, mas também em outras nações ao redor do mundo.

Uma investigação foi aberta para determinar a causa do acidente. A mídia russa indica que os investigadores estão considerando possíveis teorias de congelamento do profundor/estabilizador horizontal, causando perda de controle, como resultado da chuva congelante no momento.

AN-12 da Grodno, que foi perdido no acidente – Imagem: Ministério dos Transportes e Comunicações da República da Bielorrússia

Arthur Gimenes Prado
Experiência em TV, rádio e internet como repórter esportivo, comentarista, colunista e redator. Estudante do Ensino Fundamental e criador de conteúdo digital no Instagram, tendo também um canal no YouTube onde mostra experiências abordo e viajando pelo Brasil.

Veja outras histórias

‘Visitante’ invade aeroporto, mas vira celebridade após ‘posar’ para fotos

0
A pequena e simpática raposa ganhou destaque nas redes sociais mundo afora nesta semana após literalmente "posar para o ensaio fotográfico".