Acidente no difícil pouso de St. Barth foi captado em vídeo nesta sexta-feira

Imagem do vídeo apresentado nesta matéria

Um avião terminou bastante danificado durante um pouso mal-sucedido nesta sexta-feira, 15 de abril, no aeroporto Saint-Barthélemy, no Caribe, conforme se vê no vídeo abaixo, captado por uma câmera que transmite ao vivo o movimento no local.

A aproximação para a cabeceira 10 de St. Barth é considerada uma das mais perigosas do mundo, porque envolve passar a baixa altura, rente ao terreno de uma colina que inclui uma rua, e pousar em uma pista de comprimento limitado e com uma praia logo após a cabeceira oposta.

Na gravação acima, nota-se que o avião Piper PA-28R chegou mais alto do que geralmente se vê nos pousos ali efetuados, e após fazer a íngreme descida, acabou efetuando um pouso duro, ou seja, um contato com o solo com razão de descida acima do que seria ideal.

O resultado foi a quebra do trem de pouso, com a aeronave saindo para o terreno ao lado da pista e atingindo uma estrutura do aeroporto. Os ocupantes, piloto mais três passageiros, não teriam sofrido ferimentos, segundo o The Daily Herald.

Outro avião se acidentou em condição muito semelhante há pouco mais de 2 meses, em 1º de fevereiro, conforme a gravação a seguir, o que mostra a dificuldade de se pousar no local:

A título de comparação, o vídeo a seguir mostra outra aproximação para um pouso normal em St. Barth, em que se nota uma aproximação mais próxima do terreno:

Apesar da visível altura elevada nas aproximações dos acidentes, não se deve fazer pré-julgamentos quanto a erro ou não do piloto, afinal, não se sabe o que influenciou na sequência de fatos do acidente, como, por exemplo, um problema com a aeronave ou condições meteorológicas como vento inesperado.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC realiza reuniões para discutir segurança e desafios da aviação na...

0
A Agência abriu espaço para ouvir as demandas dos operadores a fim de entender quais são as necessidades da aviação na região amazônica.