Acionistas dão sinal verde para a criação da quinta maior empresa aérea dos EUA

A Spirit Airlines anunciou hoje que seus acionistas aprovaram o acordo de fusão com a JetBlue Airways. Com base nos resultados preliminares da votação fornecidos pelo inspetor independente de eleição na assembleia especial de acionistas realizada hoje, mais de 50% das ações ordinárias em circulação da Spirit votaram a favor da transação. 

Os resultados finais da votação da reunião especial serão arquivados em um Formulário 8-K junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA.

Ted Christie, presidente e CEO da Spirit Airlines, disse: “Este é um passo importante em nosso caminho para fechar uma combinação que criará o desafiante nacional de tarifas baixas mais atraentes para as companhias aéreas dominantes dos EUA. A discussões com os reguladores enquanto trabalhamos para concluir a transação e entregar valor aos membros da equipe, convidados e acionistas.”

A conclusão da transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo o recebimento das aprovações regulatórias necessárias. A Spirit e a JetBlue esperam concluir o processo regulatório e fechar a transação até o primeiro semestre de 2024.

Hoje, as quatro maiores operadoras controlam mais de 80% do mercado. Para a JetBlue, criar um desafiante de baixa tarifa e centrado no cliente com tamanho e escala é a melhor oportunidade para interromper os preços das operadoras legadas no cenário atual. Mesmo sendo a quinta maior companhia aérea, a JetBlue, com a Spirit, teria apenas 9% de participação de mercado, contra 13% da quarta maior companhia aérea e 23% da maior. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias