Os rumores da negociação de ações entre a Azul Linhas Aéreas e a Abra, controladora da GOL e da Avianca, fizeram os papéis da companhia brasileira despencarem na bolsa.
A Bloomberg divulgou que suas fontes apontaram que a Azul está conversando com a Abra para ocorrer uma troca de ações, onde a empresa fundada por David Neeleman teria o grupo como acionista em troca de papéis da GOL, que atualmente está em Recuperação Judicial nos EUA, o chamado Chapter 11.
Segundo o portal de notícias, “esse tipo de transação poderia atrair a Azul, porque a empresa não teria que comprometer muito dinheiro, portanto, não pressionaria sua alavancagem”.
Até o momento não está claro que caso o negócio seja frutífero, se a Azul de fato faria parte do grupo Abra, o que poderia complicar ainda mais a aceitação no CADE e outros órgãos reguladores, já que o grupo inclui também a Avianca da Colômbia e tem parceria com a Aerolíneas Argentinas, formando quase um mega grupo no continente.
Vale destacar que os rumores apontam que a situação da Abra e da Avianca permaneceria inalterada, e que apenas a fatia do grupo na GOL seria afetada.
O mercado, porém, não recebeu nada bem a notícia, e as ações da Azul hoje operam na B3 (Bovespa) com queda de 2,48%, tendo recuperado após atingir uma baixa de R$9,76 por ação, equivalente à queda de 7,40% em comparação ao fechamento de ontem, dia 17 de abril.