Acontece o impensado e um Airbus A380 da Lufthansa decola novamente após dois anos

Imagem: Lufthansa

A tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro de 2022, marcou um momento que poucos esperavam que aconteceria novamente. Após consecutivas afirmações de que estava aposentando de vez o gigante Airbus A380, a companhia aérea alemã Lufthansa voltou atrás e decidiu colocá-lo de volta ao serviço após dois anos. Como resultado, uma das aeronaves, de matrícula D-AIMK, que estava estacionada em Teruel (Espanha), voou para Frankfurt.

Segundo a companhia alemã, o jato estava no aeroporto espanhol desde maio de 2020 e, desde maio deste ano foram dedicadas mais de 3.000 horas de trabalho para deixá-lo novamente apto a voar. O mesmo serviço está sendo realizado em outros três A380 que a companhia pretende recolocar em sua rede de voos.

Ainda assim, algum trabalho adicional ainda é necessário antes de recolocar o avião para voar com passageiros. Enquanto ainda demanda uma manutenção adicional nos trens de pouso, o voo de hoje teve que ser feito a uma velocidade muito menor do que o normal e foi feito com o trem de pouso baixado.

Na base da Lufthansa em Frankfurt, a aeronave será colocada em suportes para que seja testado o sistema de retração do trem de pouso. Depois disso, o avião ainda voará para Manila, nas Filipinas, onde a Lufthansa Technik tem uma base de manutenção, para passar por uma última revisão antes de ser liberado.

O Airbus A380 está programado para entrar em serviço no verão de 2023 em voos de maior demanda a partir de Munique. Vídeos foram gravados da partida do maior avião de passageiros do mundo de Teruel (acima e abaixo, esperar pelo carregamento). O rastreamento do Radarbox, por sua vez, capturou todo o voo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias