Aconteceu de novo: voo sul-coreano é proibido de pousar e obrigado a voltar para casa

Mais um voo sul-coreano foi proibido de pousar no aeroporto de destino. A Asiana já vinha de uma grande crise, ampliada pelo efeito do coronavírus, e criticou o fato de a tripulação ter sido informada apenas quando o voo já estava em rota.

Airbus A330 Asiana sul-coreano
Airbus A330 da Asiana Airlines – Foto de Clément Alloing

O voo OZ729 da sul-coreana Asiana Airlines deste sábado, 29 de fevereiro, era operado por um Airbus A330-300 e fazia o voo regular de Seul para Hanói, capital do Vietnã, numa jornada de 4 horas e meia.

O voo havia decolado às 10h10 da manhã na hora local e seguia em cruzeiro quando uma mensagem chegou no QG da Asiana em Seul. O comunicado vinha de autoridades vietnamitas, que informavam que o jato não poderia pousar mais em Hanói devido ao risco de alguém a bordo estar com o Coronavírus.

Essa comunicação foi prontamente transmitida à equipe técnica e, sem seguida, aos comandantes do voo, para análise das alternativas.

Imagem do FR24 mostra o voo desviando do seu roteiro original

Segundo a Forbes reportou, o governo vietnamita deu a opção do jato pousar em Van Don, um aeroporto remoto na província Quảng Ninh, 140km ao leste de Hanói e próximo da costa.

Porém, a Asiana não opera no aeroporto, que conta com pouquíssimos voos. Além disso, a chance dos apenas 40 passageiros a bordo e a tripulação serem colocados em quarentena era real, então, a Asiana finalmente optou por dar a meia-volta, pousar o A330 em Seul e cancelar o voo.

O caso é similar com o que aconteceu em Israel na semana passada, quando um voo da Korean Airlines foi avisado minutos antes do pouso que ninguém poderia desembarcar, além de israelenses.

A Coréia do Sul hoje está com mais 3.700 casos da doença, sendo o país com maior número de casos após a China, onde o vírus se originou.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias