Início Empresas Aéreas

Adeus a um clássico: Boeing 727 de 46 anos começa a ser desmantelado na Colômbia

Foto: Aviacionline

Na semana passada, a Líneas Aéreas Suramericanas (LAS) Cargo iniciou o processo de sucateamento de um clássico Boeing 727-200F no Aeroporto Internacional El Dorado, em Bogotá, Colômbia. A aeronave tem a matrícula HK-4261 e 46,8 anos.

Relembra o Aviacionline que, no seu início, esse mesmo jato transportava passageiros, tendo sido originalmente entregue à Northwest Orient Airlines e posteriormente transferido para a Northwest Airlines. Em 1996, a Amerijet International adquiriu a aeronave, que foi convertida em cargueiro, e em 2002 foi adquirida pela LAS Cargo, tendo operado para a empresa até 2015.

A decisão da empresa de sucatear a aeronave foi comunicada ao aeroporto e iniciada em julho. A ação faz parte do plano de modernização de sua frota, já que todos os seus 727 serão substituídos por cargueiros Boeing 737-300/400F.

“Um velho forte que nos permitia transportar milhares de toneladas por ano, um avião que nos ajudava a consolidar-nos no mercado de carga a nível nacional e latino-americano, uma peça chave da nossa frota com a qual pudemos contribuir para o setor aéreo e praticamente um parceiro com quem crescemos durante todos esses anos”, enfatizou a empresa sobre o papel de seu Boeing 727.

Atualmente, a empresa opera apenas um de seus três Boeing 727-200F, um Boeing 737-300F e um Boeing 737-400F. Suas operações habituais fretadas ou regulares são de Bogotá a Manaus, Panamá, Caracas e Quito, mas também opera voos fretados contratados para toda a América Latina e Caribe.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile