Início Empresas Aéreas

Adeus a um emblema: Loganair aposenta seu último SAAB 340

O último SAAB 340 da Loganair fez seu derradeiro voo do Aeroporto de Kirkwall para Glasgow, fechando assim um ciclo que durou mais de 24 anos, informou o Aviacionline.

A aeronave com matrícula G-LGNA partiu às 10h20 (horário local) e chegou ao destino às 12h10, após uma escala no Aeroporto de Inverness. Comandando a aeronave estavam os comandantes Eddie Watt e Lionel McClean, e a tripulante de cabine Nichola Charlish.

O último SAAB 340 da Loganair tem 33 anos, voou pela primeira vez em 5 de junho de 1990 e foi entregue à companhia aérea americana Metroflight em julho do mesmo ano. Em 11 de junho de 1999, ele chegou à companhia aérea escocesa, vestindo o esquema da British Airways.

Em outubro de 2008, passou a usar as cores da extinta Flybe e, após seu fechamento, recebeu o esquema Loganair. Esta mudança de esquemas destaca a vasta história e valor que o SAAB 340 tem para a empresa escocesa.

A frota de aeronaves SAAB 340 foi um dos pilares das operações da Loganair por 24 anos. A empresa operou 22 aeronaves da fabricante sueca em todas as suas variantes.

Estas aeronaves operavam a partir da base da empresa em Aberdeen Dyce, ligando principalmente os aeroportos de Sumburgh, Kirkwall e Edimburgo. A Loganair operou todas as variantes do SAAB 340, do 340A à série 2000, a versão mais longa com capacidade para 50 passageiros e equipada com um cockpit de vidro.

A Loganair escolheu a família ATR de turboélices para substituir o SAAB 340. Atualmente, tem uma frota de sete ATR 42 e dez ATR 72, e espera receber três aeronaves adicionais da variante 72 em um futuro próximo. Além disso, opera três jatos De Havilland Canada DHC-6 Twin Otter e treze jatos Embraer ERJ-145.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile