Adolescente de 17 anos se torna a pessoa mais jovem a voar ao redor do mundo sozinha

Adolescente dá a volta ao mundo sozinho nu avião ultraleve
Foto: Arquivo pessoal

Um piloto de 17 anos se tornou a pessoa mais jovem a voar sozinha ao redor do mundo, depois que pousou na quarta-feira, 24 de agosto, na Bulgária, onde sua jornada começou há cinco meses. Mack Rutherford, de dupla nacionalidade anglo-belga, pousou em uma pista de pouso a oeste de Sofia para completar sua tarefa e reivindicar dois recordes mundiais do Guinness.

Nascido em uma família de aviadores, Rutherford se qualificou para a licença de piloto em 2020, o que, na época, fez dele o piloto mais jovem do mundo aos 15 anos. Além de se tornar a pessoa mais jovem a voar ao redor do mundo sozinha, Rutherford é a pessoa mais jovem a circunavegar o globo em um avião ultraleve. Ele disse esperar que sua conquista inspire os jovens a perseguir seus sonhos.

“Apenas siga seus sonhos, não importa quantos anos você tenha – trabalhe duro e siga em frente para alcançar seus objetivos”, disse ele depois de sair da aeronave.

A jornada começou em 23 de março e levou Rutherford por 52 países em cinco continentes. Ele completou 17 anos durante a viagem. Para estabelecer uma marca reconhecida pelo Guinness World Records, ele cruzou a Linha do Equador duas vezes.

Adolescente dá a volta ao mundo sozinho nu avião ultraleve
Foto: Arquivo pessoal / Facebook

Inicialmente planejada para durar até três meses, a viagem durou mais por causa de vários obstáculos inesperados ao longo do caminho, incluindo chuvas de monção, tempestades de areia e calor extremo. Mas a maioria dos atrasos foi causada por esperas para obter licenças e outros documentos necessários para novos voos ou ter que alterar a rota programada caso fossem rejeitados.

A rota

O voo o levou pela África e região do Golfo até a Índia, China, Coreia do Sul e Japão. Ele cruzou o norte do Pacífico e pousou após 10 horas ininterruptas no ar em uma ilha vulcânica perto do Estreito de Bering. De lá, ele foi para o Alasca e desceu a costa oeste dos Estados Unidos até o México. Rutherford então seguiu para o norte novamente ao longo da costa leste dos EUA até o Canadá e através do Oceano Atlântico até a Europa.

Na quarta-feira, uma enorme multidão de pessoas havia chegado ao aeroporto para receber Rutherford e comemorar suas conquistas. Entre eles estavam os três membros de sua família. Seu pai, Sam Rutherford, disse estar extremamente feliz e orgulhoso das conquistas de seus filhos. Ele disse a repórteres que tal evento é especialmente encorajador para as crianças seguirem seus sonhos e os pais para apoiá-los em seus esforços.

Adolescente dá a volta ao mundo sozinho nu avião ultraleve
Foto: Arquivo pessoal

A irmã Zara disse que manteve contato próximo com seu irmão mais novo durante sua jornada. “Enquanto ele estava voando, eu tentava constantemente manter contato e ajudá-lo. Nossos pais ligavam para ele todos os dias e eu participava dessas conversas. Ajudei-o na na rota, no voo, para poder ser útil para ele”, disse ela.

Mack, por sua vez, disse que agora se concentrará em sua educação. “A próxima coisa que vou fazer é voltar para a escola e recuperar o máximo que puder”, disse ele.

Família de recordes

A própria irmã Zara já havia feito seu próprio voo global em janeiro, aos 19 anos, e detinha o recorde de ultraleves. Por outro lado, Mack Rutherford tirou o recorde de idade de Travis Ludlow, da Grã-Bretanha, que tinha 18 anos quando fez um voo solo ao redor do mundo, no ano passado.

Mack e a irmã voaram em um avião do modelo Shark, uma das aeronaves ultraleves mais rápidas do mundo, com uma velocidade de cruzeiro de 300 km/h. Normalmente de dois lugares, foi modificado para sua longa viagem, substituindo o segundo assento por um tanque de combustível extra.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias