Início Mercado

Adrian Neuhauser, CEO da Avianca, é eleito presidente do Comitê Executivo da ALTA

No âmbito do 18º Fórum de Líderes aéreos da ALTA AGM & Airlines, que acontece em Buenos Aires, foi realizada a Assembleia Geral Anual da Associação Latino-Americana e caribenha de Transporte Aéreo (ALTA). Na reunião, na qual participaram os principais executivos das companhias aéreas membros da organização, Adrian Neuhauser, CEO da Avianca, foi eleito como o novo Presidente do Comitê Executivo, cargo que assumiu imediatamente por um período de um ano, conforme estabelecido pelo estatuto.

Neuhauser chegou à Avianca em 2019 como vice-presidente de Finanças, cargo no qual conseguiu reestruturar a empresa. Em 2021, foi nomeado Presidente e CEO, e desde então tem liderado questões estratégicas como o processo do Capítulo 11 e a transformação de sua visão de negócio para ser uma empresa mais competitiva, em consonância com a indústria atual e o perfil do novo viajante. Neuhauser é formado em Economia pela Pontifícia Universidad Católica de Chile e possui mais de 20 anos de experiência no setor financeiro com foco em banco de investimento.

“Depois de anos altamente desafiadores para a indústria, e em meio a um contexto volátil marcado por indicadores econômicos que mais uma vez nos desafiam, o mercado exige mais do que nunca solidez, competitividade, diversificação e flexibilidade. Estou honrado em assumir esse papel na ALTA, com o objetivo de unir a indústria na América Latina em torno de uma abordagem comum para garantir que seremos mais resilientes, e que teremos uma indústria mais forte e confiável nos anos e décadas seguintes”, disse Neuhauser.

José Ricardo Botelho, Diretor Executivo & CEO da ALTA, disse: “Adrian é uma pessoa extraordinária e líder e sempre demonstrou grande apoio ao trabalho da ALTA. Estou convencido de que este voo que decola hoje estará repleto de iniciativas positivas para a associação, a indústria e nossa região, especialmente nas áreas de sustentabilidade, ESG, treinamento e bem-estar de pessoal, operações, tecnologia e fatores humanos, entre outras prioridades para continuar desenvolvendo a aviação comercial na América Latina e no Caribe.

Botelho também expressou sua gratidão a Roberto Alvo, CEO da LATAM Airlines, pela liderança e apoio demonstrado em seu período como Presidente do Comitê Executivo da ALTA 2021-2022.

O Comitê Executivo da ALTA é integrado por Adrian Neuhauser, CEO da Avianca, como Presidente; Roberto Alvo, CEO da LATAM Airlines como primeiro vice-presidente; e Andrés Conesa, CEO da AeroMexico; Tracy Cooper, CEO da Bahamasair; e John Rodgerson, CEO da Azul, como vice-presidentes.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.