A concessionária Aena Brasil informa que o Aeroporto de Uberaba (MG) garantiu, em uma recente avaliação feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Atestado de Capacidade Operacional (Acop) A, a mais alta certificação concedida pela agência reguladora, em todas as disciplinas avaliadas: Manutenção, Operações, Fauna e Segurança Operacional.
O conceito A indica que houve conformidade em mais de 95% dos itens regulatórios da ANAC. A excelência da certificação do aeródromo mineiro, com média de 99,3%, foi conquistada em menos de um ano sob administração da Aena.
A concessionária, maior operadora aeroportuária no Brasil, com a gestão de 17 aeródromos, destaca que as questões de segurança operacional estão no centro de suas ações.
Para o diretor do aeroporto, Guilherme Zapola, esse resultado só foi possível graças a um trabalho sólido e coordenado de todos os envolvidos. “Desenvolver uma cultura aeroportuária de melhoria contínua é gerar desenvolvimento, empregos e conectividade. Na Aena, fazemos isso tudo com olhar constante para a segurança”, ressaltou.
Na inspeção realizada pela Anac, são aferidas exigências como proteção da área operacional e dos auxílios à navegação aérea, monitoramento e gerenciamento das áreas operacionais. O Sistema de Gerenciamento de Segurança do aeródromo recebeu nota máxima no Atestado de Capacidade Operacional (Acop), com índice de conformidade de 99%.
O Aeroporto de Uberaba já recebeu diversos investimentos nos primeiros meses de operação, como a climatização das áreas públicas, expansão da sala de embarque, que está duas vezes maior, e aquisição de rampa (equipamento de subida e descida) para atendimento ao PNAE (Passageiro com Necessidade de Assistência Especial).
A Aena prevê, ainda, grandes melhorias para os próximos anos, com as obras que serão realizadas em todo o sítio aeroportuário, garantindo um aeródromo ainda mais eficiente, seguro e confortável para os passageiros e gerando atratividade para a malha aérea regional e doméstica brasileira.
Informações da Aena Brasil