Aena já colocou isolamento acústico em 25,7 mil edificações próximas de aeroportos espanhóis

A Aena, empresa pública que gere aeroportos na Espanha, continua a realizar trabalhos de isolamento acústico em habitações próximas dos terminais aéreos que fazem parte da sua rede local. O objetivo é minimizar o incômodo causado pelo ruído das aeronaves em áreas residenciais.

Os trabalhos de insonorização são realizados nas imediações dos aeroportos que deverão receber este tipo de beneficiação, de acordo com os estudos de impacto ambiental realizados pelo Ministério da Transição Ecológica e Desafio Demográfico, como relata a matéria do Aviacionline.

Segundo a Aena, o processo é realizado especialmente em edifícios para usos sensíveis, como estabelecimentos de ensino, saúde ou culturais que requerem proteção especial contra a poluição sonora. O objetivo final é que os interiores destes edifícios cumpram os padrões de qualidade acústica aplicáveis ​​ao espaço interior habitável estabelecidos por lei.

Os interessados ​​em insonorizar uma edificação devem apresentar um pedido, que é posteriormente analisado para comprovar o cumprimento dos requisitos necessários à aprovação. Os proprietários de imóveis localizados na área da “pegada acústica” têm o direito de solicitar o isolamento.

O impacto acústico da atividade de aviação comercial é uma questão delicada. De fato, assim como diferentes players do setor começaram a trabalhar para reduzir as emissões de gases de efeito estufa das operações nos últimos anos, a discussão sobre possíveis soluções que minimizam a pegada de ruído também aumentou.

Ampliação das obras de isolamento acústico

Na semana anterior, a Aena tinha comunicado a conclusão da insonorização de mais 566 habitações no plano de isolamento acústico do Aeroporto de Valência. Além disso, a empresa explicou que, após a conclusão das medições acústicas, determinou a necessidade de realizar tarefas semelhantes em outros cinco edifícios.

Até agora, foram concluídas as obras de isolamento acústico em 4.037 residências e prédios de uso sensível próximos ao aeroporto. Outras 180 obras estão em fase de execução de suas obras de isolamento acústico.

Dias antes, a empresa tinha confirmado a conclusão do isolamento acústico de 247 habitações junto ao Aeroporto de Vigo, na Galiza.

De acordo com os dados fornecidos pela Aena, até ao final de 2021 tinham sido aprovados 22 projetos de isolamento acústico . O censo de domicílios e prédios com direito a solicitação apontou um total de 39.661 unidades desde o início do programa. No total, foi concluída a insonorização de 25.711 edifícios.

Atualmente, a Aena está trabalhando em planos de isolamento acústico nos arredores dos aeroportos de La Coruña, Alicante-Elche, Barcelona-El Prat, Bilbao, Lanzarote, Gran Canaria, Ibiza, La Palma, Madrid-Barajas, Málaga-Costa del Sol, Melilha, Menorca-Mahón, Palma de Mallorca, Pamplona, Sabadell, Santiago de Compostela, Sevilha, Tenerife Norte, Tenerife Sul, Valência, Vigo e Vitória.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias