Aérea azerbaijana age com esperteza para tirar dois Boeings 747 da Rússia na hora certa

Logo após a imposição de sanções sobre a Rússia, nos primeiros dias da guerra na Ucrânia, a empresa Silk Way West Airlines, do Azerbaijão, e a sua parceira russa Sky Gates, se mostraram “rápidas no gatilho”. Antes de esperar que as sanções fossem colocadas em prática, elas realizaram uma troca de aeronaves em tempo recorde.

Em questão de um dia, a aeronave teve o registro mudado e ganhou “uma nova pintura”, como mostram as fotos abaixo, publicadas no Twitter.

Os aviões, por sua vez, não são pequenos, mas dois Boeing 747-400F, de matrículas VP-BCH (msn 30804) e VP-BCI (msn 32571) que, em 27 de fevereiro, ganharam novos registros 4K-BCH e 4K-BCI, respectivamente. Naquela ocasião, foi solicitada a baixa do registro russo e um novo registro no Azerbaijão. Para garantir que tudo desse certo, as aeronaves foram tiradas da Rússia e voaram para Baku.

Apesar de serem parceiras, a Silk Way se pronunciou dizendo que tratou-se de uma reintegração de posse (talvez a mais rápida da história). A companhia emitiu a seguinte nota:

Ambas as aeronaves foram registradas no registro de aeronaves da Aviação Civil do Azerbaijão, onde a Silk Way West Airlines é a proprietária e operadora dessas aeronaves. A Silk Way Airlines e a Silk Way West Airlines interromperam todas as suas atividades comerciais na Rússia em 25 de fevereiro de 2022, e não pretendem voltar ao mercado russo. Além disso, a Silk Way West Airlines interrompeu todas as operações dentro do território russo, incluindo sobrevoos, pousos técnicos e outros. Esta decisão é final e irrevogável”, explicou o vice-presidente sênior Kamran Gasimov.

O Azerbaijão, uma ex-república soviética, não aderiu às sanções internacionais contra a Rússia e manteve uma postura neutra. Embora o país seja mais aliado da Turquia, suas relações com o Kremlin têm sido relativamente próximas.

Desde que voltaram ao Azerbaijão, as aeronaves têm realizado voos cargueiros na Ásia e Europa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias