Início Empresas Aéreas

Aérea cancela 100 voos e usa Boeing 787 em voos domésticos após greve de pilotos

Divulgação – Boeing

Uma greve de pilotos forçou uma empresa aérea indiana a cancelar voos e operar seu maior avião em rotas domésticas. A Vistara foi comprada a não muito tempo atrás pelo Tata Group, que logo depois entrou em uma parceria com a Singapore Airlines para comprar a Air India, criando uma grande aérea nacional indiana para competir com a IndiGo.

E neste processo de fusão os pilotos da Vistara se sentiram prejudicados, já que o mínimo de horas voadas garantidas por mês (que compõem, por sua vez, o salário base) será igualado aos pilotos da Air India, indo de 70 horas para 40 horas ao mínimo por mês, uma redução de 42%.

Por causa desta redução drástica no “salário mínimo” e uma escala bastante apertada com falta de pilotos, muitos aviadores decidiram pegar atestado médico alegando fadiga, cansaço e outras doenças, como reporta a BNN Bloomberg.

Já outros 21 pilotos, sendo 15 habilitados para voarem os aviões da família A320neo da Airbus e 6 do 787 Dreamliner, se demitiram após o anúncio na mudança das regras de pagamento.

Com estes desfalques restou à empresa a cancelar 106 voos hoje, principalmente para fora do país, utilizando as aeronaves e tripulações dos voos internacionais em rotas domésticas. A empresa afirmou que está trabalhando para resolver o problema e tem avançado na conversa com os pilotos para que o protesto cesse.

Sair da versão mobile