Aérea cancela todos os voos após 10% de seus funcionários testarem positivo para substâncias ilegais

A Samoa Airways tomou uma medida drástica ao cancelar todos os voos programados no dia 12 de fevereiro, após a revelação de que 10% de seus funcionários testaram positivo para substâncias ilegais, medicamentos prescritos e álcool. A companhia aérea, com sede em Apia Faleolo, teve que alugar aeronaves de uma concorrente para atender à demanda de voos.

Segundo informações obtidas pelo CH-Aviation, três empregados que apresentaram testagens positivas para metanfetamina, anfetamina e cannabis foram suspensos enquanto aguardam uma decisão final da diretoria. Além disso, seis colaboradores que testaram positivo para álcool receberam cartas de advertência e passaram por novos testes, cujos resultados ainda não foram divulgados.

Os testes foram realizados na Samoa pelo Scientific Research Organisation of Samoa (SROS) como parte da política de testes de drogas e álcool da companhia.

Um piloto que testou positivo para um medicamento prescrito (soníferos) também foi suspenso, mas após uma nova testagem, retornou resultado negativo e já reassumiu suas funções.

O CEO da Samoa Airways, Fauo’o Fatu Tielu, declarou ao Samoa Observer que a suspensão dos funcionários, somada a outros que estavam doentes ou em licença, resultou em uma quantidade insuficiente de pessoal para operar os voos programados para aquele dia.

“Um de nossos pilotos testou positivo, dois estavam de licença médica, outro estava de férias, e mais um não tinha horas suficientes para voar, então tivemos que alugar capacidade da Talofa Airways e isso nos custou US$ 30.000”, explicou Tielu.

A Samoa Airways opera duas aeronaves DHC-6-300 e realiza voos de Apia Fagali’i e Apia Faleolo para Pago Pago, nas Samoa Americana. A companhia também conecta Pago Pago a Fitiuta e Ofu, ambas nas Samoa Americana.

Tielu ressaltou que, em virtude do papel que a empresa desempenha como operadora terrestre local para companhias como a Air New Zealand e a Fiji Airways, é crucial manter um ambiente de trabalho seguro e altos padrões de operação. A decisão de divulgar os resultados dos testes, segundo ele, demonstra transparência e responsabilidade.

“A Samoa Airways prioriza a segurança acima de tudo”, afirma a declaração da companhia. “Os recentes cancelamentos de voos, embora inconvenientes, são um testemunho do nosso compromisso em manter os mais altos padrões de segurança. Nosso compromisso com a segurança se estende às nossas companhias aéreas parceiras, que contam conosco para manter esses padrões operacionais elevados.”

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nossos perfis no Instagram e no Facebook, e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias