Início Variedades

Aérea dedica nada menos do que 14 aviões e centenas de voos para peregrinações religiosas

Com a redução das restrições de fronteira em meio à diminuição de casos de Covid-19, as peregrinações religiosas têm visto um salto em demanda neste ano. Para ilustrar esse novo contexto, a empresa aérea saudita Saudi Arabian Airlines (Saudia) dedicará nada menos do que 14 aeronaves apenas para transportar peregrinos de e para locais sagrados do islã. O plano foi divulgado nesta semana.

Assim como nos anos anteriores, na temporada do Hajj deste ano os peregrinos que visitam o Reino Saudita são enviados de todo o mundo para Jidá ou Medina, de onde iniciam suas jornadas para Meca. Depois de visitar a Mesquita do Profeta, eles serão levados de volta para seus países de origem. Para que isso ocorra sem impactos, a Saudia garantiu que terá todos os voos necessários e capacidade de assentos adequada para atender às demandas de seus passageiros. 

Uma frota dedicada

No total, a empresa disse que está dedicando uma frota de 14 aeronaves aos peregrinos, que deverão realizar 268 voos internacionais de e para 15 locais do mundo, bem como 32 voos domésticos de e para seis lugares. No total, a companhia aérea será responsável por fornecer 107.000 assentos internacionais e 12.800 assentos domésticos adicionais durante a temporada do Hajj. Importante lembrar que a Saudia já opera voos regulares para muitos desses destinos.

A divisão de negócios do Hajj e Umrah da companhia aérea de bandeira saudita tem a tarefa de selecionar os mercados com maior demanda por viajantes de peregrinação e é responsável por selar acordos com agências oficiais desses países.

Ibrahim bin Abdulrahman Al-Omar, diretor-geral da Saudi Arabian, afirmou que a transportadora nacional concluiu todos os preparativos para iniciar o transporte de peregrinos. O plano segue as instruções do Comitê Supremo do Hajj.

A bordo, algo diferente

Os peregrinos desfrutarão de vantagens durante o voo, incluindo ouvir o chamado do Hajj, bem como um aviso meia hora antes do voo chegar. Os viajantes também podem desfrutar de conteúdo de entretenimento a bordo, incluindo documentários informativos sobre Hajj e Umrah, por meio de um canal dedicado, com 162 minutos de conteúdo de áudio, 70 minutos de gráficos, 400 minutos de programação informativa e conteúdo de orientação tanto em árabe quanto em inglês. Os voos também exibirão conteúdo para preparar os peregrinos para os ritos do Hajj nas telas principal e aérea.

Os serviços adicionais da Saudia incluem a preparação prévia de tripulantes e oficiais de terra que falam as línguas dos peregrinos, o transporte de recipientes de água Zam Zam para os países de origem dos peregrinos e o fornecimento de voos adicionais para aqueles que desejam visitar Medina. A companhia aérea também garante que haja mão de obra e equipamentos de solo adequados para atender ao volume operacional esperado.

Para agilizar as operações e aliviar a pressão nos aeroportos, a Saudia transportará as bagagens dos peregrinos para seus locais de hospedagem em Meca ou Medina, e depois de volta para as áreas de processamento de bagagens nos aeroportos de partida. 

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile